CNBB CNBB

CNBB: Sub-Regional de Botucatu se reuniu em Marília

logoBrasaoBotucatu, 08 de março de 2016 – 3ª Feira da 4ª Semana da

Quaresma e Dia Internacional da Mulher

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, dia 08 de março de 2016, das 09h às 12:30h, no Instituto Teológico Regina dos Apóstolos (ITRA), em Marília, mais uma reunião do Sub-Regional de Botucatu, da CNBB. Após a oração inicial, na Capela, conduzida pela Diocese de Lins, no Salão de Eventos, do Seminário, deu-se início aos trabalhos anteriormente estabelecidos, com Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, apresentando o novo Presidente do Sub- Regional de Botucatu, na pessoa de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano de Presidente Prudente, SP, o qual, depois da apresentação dos Representantes de cada Diocese, passou a condução da reunião ao Pe. Carlos Roberto dos Santos, da Diocese de Marília, Secretário do Sub-Regional de Botucatu.

Pela Arquidiocese de Botucatu, participaram: Dom Maurício, Arcebispo Metropolitano, Pe. Hergesse, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Adauto José Martins, Representante dos Presbíteros e o Sr. Jairo do Amaral, Coordenador Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade.

No primeiro momento, o Dr. Kláudio Coffani, ex-Presidente do Instituto Vidágua, de Bauru, SP, apresentou a reflexão: “ Misericórdia e Conversão Ecológica” fundamentado na Encíclica Laudato Sí.

Após o intervalo, o mesmo continuou com a apresentação de questionamentos e atitudes práticas diante do desperdício que praticamos, dando destaque ao problema do lixo, do plástico na natureza, do uso irresponsável da água, dos gastos exagerados com  energia elétrica, da necessidade de mudanças de hábito no dia a dia da vida, da formação e conscientização a respeito dessas questões, como expressão de conversão e de compromisso com a  ação  transformadora dessa realidade.

Em seguida, foi apresentada pela Coordenação a proposta de um gesto concreto como fruto dessa reunião: a confecção de sacolas de pano com uma frase de identificação católica e de conscientização sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2016,  a ser vendida em todas as Paróquias do Sub-Regional.  Outras iniciativas surgiram e também  foram feitos diversos comentários, inclusive com outras propostas. O assunto foi deixado para ser avaliado e, com possível encaminhamento, na reunião dos Coordenadores (Arqui)diocesanos de Pastoral.

Na sequencia, foram feitas algumas  Comunicações por parte de Coordenadores e Assessores do Sub-Regional a respeito dos seus respectivos temas. Por fim, Dom Benedito, Presidente do Sub-Regional agradeceu a presença de todos e com a oração do Angelus e a benção dos alimentos, deu por encerrada mais essa reunião.

Após o almoço, realizou-se a  Privativa dos Bispos e a reunião dos Coordenadores (Arqui)diocesanos de Pastoral.

A próxima reunião do Sub-Regional será no dia 03 de maio de 2016, com o tema:  “ Misericórdia e Política” , fundamentado na Doutrina Social da Igreja.

Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral