Arquidiocese Arquidiocese

Sem categoria › 06/07/2016

Decisões do Colégio de Consultores

Confira as principais decisões tomadas pelo Colégio dos Consultores da Arquidiocese cuja reunião aconteceu no último dia 23 de junho.

• O Pe. José Francisco Antunes, CR, Pároco da Paróquia- Santuário São Judas Tadeu, em Avaré, SP, solicitou a aprovação para a ampliação da  Sacristia e  Capela do Santíssimo, nos fundos, e um Salão, na lateral da igreja Matriz, com recursos  que a Paróquia pretende arrecadar com eventos e campanhas. O pedido foi aprovado, na condição que tudo seja executado de acordo com as exigências legais.

• Aprovação do projeto de algumas reformas emergenciais, com valor já disponível, na igreja Matriz da  Paróquia São Manuel, em São Manuel, SP,  apresentado pelo Pároco, Pe. James Mwaura Mbugua, IMC, preenchidas as condições estabelecidas  na última reunião,  pelo Colégio de Consultores:  obras  de reformas especificadas, respeito à caracterização do templo, como exemplo na troca de piso, e condições legais executadas.

• Pedido apresentado pelo Pe. Edélcio Augusto Soares, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Avaré, SP, para a construção, com recursos já garantidos, da nova Secretaria Paroquial e Sala de Atendimento, ao lado da igreja Matriz, e retirada das pedras  das paredes do Presbitério, em vista de uma futura readequação do conjunto. Após as considerações e esclarecimentos, o projeto foi aprovado.

• Aprovação do projeto de adequação às exigências de acessibilidade do atual Salão Paroquial e conclusão das obras do Salão de Baixo, com 2 espaços para aluguel e construção de um espaço pastoral com cozinha, dispensa, banheiro e salas, para ser executado em três etapas, com parte dos recursos já assegurada, e o restante a ser arrecadado através de eventos e venda de carnês, apresentado pelo   José Hergesse, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, SP.

• Ficou determinado que a Paróquia Cristo Ressuscitado, da qual está sendo desmembrada a Quase- Paróquia São Joaquim e Santana, em Lençóis Paulista, SP, a partir do mês de agosto, em vez dos atuais 5, contribuirá com a Taxa mensal de 3 salários mínimos.

• O Ecônomo Arquidiocesano, Côn. Emerson Rogério Anizi, apresentou o Relatório de janeiro a maio de 2016, com o  quadro das Contribuições das Paróquias, do respeito e fidelidade à data para o envio da Contabilidade  mensal, dos valores repassados da Campanha da Fraternidade e da Coleta para a Terra Santa.

• Considerando os dados do Relatório, está sendo enviada às Paróquias que se encontram em dívidas com a Cúria e que ainda não se manifestaram em relação a um possível acordo, ou que estão com o envio da Contabilidade atrasado, uma Carta assinada por todos os membros do Colégio de Consultores, na certeza de que, em espírito de comunhão e respeito mútuo, as providências serão tomadas e essas pendências serão superadas.

• Ao mesmo tempo ficou acertado sobre o envio de uma Circular, assinada pelo Arcebispo e pelo Ecônomo Arquidiocesano com considerações mais aprofundadas sobre esses assuntos e sobre os cuidados que devem ser tomados na administração paroquial, sobretudo no atual momento de crise econômica pelo qual passa o País.

• Os pedidos encaminhados pelo Pe. Márcio Luiz Cândido, Pároco da Paróquia São Pio X, em Botucatu, SP, – construção de um galpão – e pelo Pe. Ademar Domingues Roma, Pároco da Paróquia São Benedito, em Avaré, SP, – venda de uma casa resultado de doação – de acordo com o  princípio que vem sendo adotado, ou seja, da  presença dos respectivos Párocos no momento da apresentação dos projetos, foram deixados para a próxima reunião do Colégio de Consultores, dia 11 de agosto.

logoBrasao