Mais de 25 mil fiéis são esperados Mais de 25 mil fiéis são esperados

Festa do Corpus Christi. São Manuel, 67 anos de tradição

Em 2014 mais de 25 mil pessoas participaram do evento que une fé e arte

corpus

A população de São Manuel se prepara para mais uma edição da Festa do Corpus Christi. Realizado pelas Paróquias da cidade e pela Prefeitura, o evento que ocorre há 67 anos no município, além de se tornar uma tradição, atrai fieis de todo o país. A expectativa é de que no próximo dia 4 de junho 25 mil pessoas prestigiem os enfeites, participem das missas e da procissão. Os trabalhos, feitos voluntariamente, são todos artesanais.

O texto base da Campanha da Fraternidade 2015, “Eu vim para servir”, serviu de inspiração para a composição dos tapetes e altares. “A presença de Jesus nos desenhos, tem a intenção de tocar os corações das pessoas naquilo que deveríamos fazer como cristãos, em todas as áreas da sociedade”, diz Rubens Camargo, coordenador desta edição.

Já as passadeiras apresentam reproduções ricas em detalhes dos pisos portugueses existentes nas Estações Ferroviárias que compunham a Sorocabana, mais especificamente a de São Manuel, uma das mais antigas do Estado de São Paulo, construída em 1909 e inaugurada em 1911.

“Todo o trabalho de preparo do material e a confecção dos enfeites são feitos com a colaboração da população, o que torna a festa mais especial”. Comenta o Prefeito Marcos Monti, que complementa “os preparativos começam meses antes, com a escolha do tema, desenhos e materiais que serão utilizados”.

Nas semanas que antecedem a festa, as equipes responsáveis pelos tapetes e passadeiras fazem o tingimento do material. “Hoje as flores, tampinhas de garrafas, conhecidas na cidade como guinguins, pó de café, areia, argila, madeira, pó de borracha e calcário deram espaço para o bagaço de cana e sal”, relata o diretor de esportes e turismo Zigomar Augusto.

Corpus_Christi_2015A partir de 2013 a procissão acontece na Rua 7 de Setembro, nos quarteirões entre o Santuário de Santa Teresinha e a Igreja Matriz de São Manuel. No estacionamento do Santuário é montada uma praça de alimentação, com espaços destinados à barracas de entidades assistenciais do município. “No local, durante a noite que antecede a festa, acontecem apresentações culturais com música, teatro e dança. Todas as apresentações são realizadas por artistas da cidade” comenta o diretor de cultura Rodrigo Pinheiro.

Segundo artistas e religiosos, o Corpus Christi de São Manuel, além de ser um movimento popular, é uma celebração “onde a arte se mistura com a Fé”.

Programação da Praça de Alimentação no dia 3 de maio

Shows musicais a partir das 20h

– Fernando Nanka

– Gilmar Minghini

– Dam Bueno

– Márcio Giorgetto e Buck Cordão Acústico Cult

Programação das Missas para o dia 4 de maio

Missas

– às 7h na Igreja Matriz

– às 10h no Santuário em seguida adoração até 15h após adoração Missa Campal Presidida por Dom Maurício.

Escala de Adoração

– 11h às 12h – Santuário N. Sra. Aparecida / Comunidade Nossa Sra. do Perpetuo / Santa Gianna.

– 12h às 13h – Paróquia Nossa Sra. Consolata / Comunidade Nossa Sra. das Graças / São Geraldo.

– 13h às 14h – Comunidade Santa Rita / Nossa Sra. de Fátima / Matriz e Santuário.

– 14h às 14h45 – Ministros e povo em geral.

Trabalho nº 1: Altar – “Pois o próprio filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos.” – MC 10,45

Equipe: Funcionários da Prefeitura

Responsável: Rubens de Camargo

Trabalho nº 2: Tapete – “Eis que estou à porta, e bato: Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.” – APC 3,20