Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

Santuário Nossa Senhora da Piedade - Lençóis Paulista

Santuário Nossa Senhora da Piedade – Lençóis Paulista

Praça Padre José Magnani, S/Nº - CENTRO – CEP 18681-027 – Lençóis Paulista – SP

Telefone: (14) 3263-0289

piedade@lpnet.com.br http://www.santuariopiedade.com.br/

Data de criação: 15 de Abril de 1858

Dia da festa da padroeira: 15 de setembro – Nossa Senhora da Piedade

Pároco: Monsenhor Carlos José de Oliveira

Vigário Paroquial: Pe. Paulo Bronzato Silva

Diácono Permanente: Diác. Germano Zimmermann


Horário de Missas na Matriz – Santuário:

Segunda-feira, Terça-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado – 19h30

Quarta: 15h com benção dos doentes

Domingo 9h, 18h30 e 20h

Capela Nossa Senhora dos DesamparadosDiariamente 7h30

Capela São Miguel (cemitério)Segunda-feira às 16h00

Capela São Benedito Sábado as 18h00

Capela do Hospital N.S.Piedade – Quintas-feiras às 15h

Horário de atendimento da Secretaria:

Segunda-feira: 13H às 17H

Terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h às 17h00

Sábado: 8h às 12h

E-mail: santuariopiedade@gmail.com

Telefones: 3263-0130 3263-0289

A Paróquia foi citada no documento de doações de terras a Nossa Senhora da Piedade em 22/07/1858, quando Lençóis foi elevada à categoria de Freguesia, o que nos dá a certeza de que ela foi criada anteriormente a esta data, ao que tudo indica, no dia 15 de Abril de 1858.

A Paróquia abrangia Agudos, Bauru, Pederneiras e outras vilas em formação. Os casamentos e batizados de toda essa região eram celebrados aqui. O primeiro padre que esteve na direção da nova Paróquia foi o Pe. Antonio de Sant’Anna Ribas Sandim.

A primeira Igreja foi construída no alto da cidade. Era de madeira, rústica e pequena. Pe. José Magnani, quando aqui chegou para assumir a Paróquia, em 1877 escreveu a respeito da Igreja Matriz: “Em vinte e cinco de Fevereiro, dia da minha chegada, como parocho, nesta Villa, não havia Igreja. A matriz velha de madeira, sita no alto da Villa, havia caído em grande parte. Tinha-se construído uns metros de alicerce sem desenho nem solides, para edificar abaixo uma Matriz nova, mas tudo parou”. O mesmo Pe. José Magnani providenciou a construção da matriz que permaneceu até a década de 50 quando foi demolida.

O Pe. Salústio Rodrigues Machado foi pároco de Lençóis de 1939 a 1955, quando faleceu. Por 16 anos, ele teve grande influência em todos os setores da nossa cidade. Compôs uma comissão e idealizou a construção de uma nova Igreja Matriz, a qual ele mesmo inaugurou. A Igreja nova foi sendo construída nos fundos do terreno da Matriz existente. Quando chegou o momento em que se precisava derrubar a igreja velha para continuar a construção, a Igreja Matriz foi “transferida” para um salão na esquina da Rua Geraldo Pereira de Barros com a Rua Nove de Julho, permanecendo aí até a inauguração da nova Matriz, que se deu no dia 19 de março de 1953, uma Quinta-feira, festa litúrgica de São José. A grande festa da inauguração durou de 17 de fevereiro a 19 de março daquele ano.

A cidade de Lençóis cresceu ao redor da Igreja Matriz. Porém, com o desenvolvimento, novos bairros foram surgindo e sentiu-se a necessidade de se construir novas Igrejas na cidade. Em 1987, quando era pároco o Pe. João Amâncio da Costa Novaes, foram criadas as Paróquias de São José, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro e São Paulo, desmembradas da Paróquia-Mãe de Nossa Senhora da Piedade. Em 1999, mais uma vez para atender os bairros novos, foi criada a Paróquia Cristo Ressuscitado, também desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Já era nosso pároco o Pe. Carlos José de Oliveira. A Paróquia Mãe, hoje, é composta pelos bairros centrais da Cidade.

De 1969 a 1989 foi nosso pároco o Pe. João Amâncio da Costa Novaes. Liderou a Paróquia com dinamismo criando movimentos e eventos marcantes. Foi responsável pelo Calzinho, time de futebol que divertiu e educou gerações de jovens. Foi cooperador zeloso do arcebispo Dom Vicente Marchetti Zione. Várias missões populares foram realizadas pelos missionários redentoristas, setorizando a Paróquia e desenvolvendo o trabalho da Pastoral do Dízimo.

Em 22 de Dezembro de 1996 assumiu como nosso pároco o Pe. Carlos José de Oliveira, recém chegado de Roma. A Paróquia se preparou com esmero para a celebração do ano 2000, vivendo o tríduo proposto pelo Papa João Paulo II. Em função do Ano Santo de 2000, a Matriz da Piedade foi declarada, por Dom Antonio Maria Mucciolo, então arcebispo de Botucatu, Santuário Jubilar, transformando-se no destino de romeiros de toda a região, a fim de lucrarem as indulgências plenárias daquele Ano Santo. A pedido do pároco e de toda a comunidade, no dia 20 de agosto de 2000, Dom Antonio Maria Mucciolo assinou o Decreto de Criação do Santuário Arquidiocesano na cidade de Lençóis Paulista para que tenha para sempre a designação de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade.

A partir de então muitas iniciativas foram tomando corpo em nossa comunidade. Muitas pastorais e grupos foram criados. A Matriz, agora Santuário, passou por três reformas, concluiu-se o salão paroquial e construiu-se o Centro Catequético João Paulo II, com oito salas de aula, sala de vídeo e sanitários. Edificou-se também, o Centro Mãe da Caridade, com cinco salas para serviços sociais e atendimentos, além de salas para Pastoral da Liturgia, Música, depósitos e almoxarifado. A cozinha do Salão Paroquial foi totalmente reformada e equipada. Todas as dependências do complexo Paroquial receberam o nome dos Santos Apóstolos e Invocações Marianas. A comunidade paroquial construiu e entregou a Capela Nossa Senhora do Rosário no Bairro do Cajú. Construiu-se também a Casa Mãe da Piedade, que durante onze anos acolheu milhares de irmãos necessitados. Grupos de costuras, artesanato e doação de fraldas geriátricas passaram a fazer parte do dia-a-dia paroquial.

Uma nova setorização de toda a paróquia foi realizada. O território paroquial conta hoje com sete setores e 247 áreas missionárias. Foi lançado o Jornal Voz Católica, que é entregue em todos os lares da Paróquia através das (os) mensageiras (os) que se responsabilizam, também, pela entrega dos cartões de aniversário e convites paroquiais. 116 capelinhas de Nossa Senhora da Piedade percorrem as residências dos paroquianos. Várias obras foram editadas nestes anos: Livro Histórico da Paróquia, Hinário Paroquial, Devocionário de Nª. Senhora Da Piedade, Rosário Bíblico. De 2008 a 2011 toda a Bíblia foi lida e explicada pelo Pároco, em programas radiofônicos e CDs. O Cerco de Jericó, realizado no início da Quaresma, reúne milhares de pessoas em oração e adoração a Jesus Eucarístico. A procissão aérea com o Santíssimo Sacramento é um momento marcante todos os anos na vida da cidade.

A organização e reestruturação de pastorais e movimentos, com a implantação do ECC, retiros, encontros e acampamento para crismandos tem motivado centenas de pessoas a participarem ativamente da vida paroquial. Do ano 2000 até hoje tivemos oito ordenações sacerdotais em nosso Santuário e atualmente a Paróquia tem quatro seminaristas preparando-se para o sacerdócio.

Em 2008, por ocasião dos 150 anos da Cidade e da Paróquia, a Praça do Santuário foi totalmente remodelada e em 2009 recebeu oito imagens em tamanho natural, representando as Dores de Nossa Senhora.

Destaque especial em torno da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, foi o retorno do feriado municipal de 15 de Setembro. A data voltou a ser celebrada com Solenidade. Uma grande Festa tem sido organizada, com a participação, inclusive, de cantores de fama nacional. Tornou-se a segunda maior festa da cidade, reunindo milhares de pessoas, atraídas pelo belo ambiente e barracas de comes e bebes. Exposições de carros antigos, orquídeas, procissões motorizadas, de bicicletas e shows musicais tem marcado a Festa da Padroeira. Três dimensões da mesma Festa são preparadas com carinho por centenas de paroquianos: a dimensão recreativa, que acontece nas praças, a dimensão missionária e a litúrgica. A dimensão missionária consta de visita das mensageiras a todos os lares para o anúncio da Festa da Padroeira. Outra visita é realizada com a presença de uma religiosa que abençoa todas as casas e comércios. São mais de 10 anos de bênçãos anuais a todas as residências da Paróquia. Cada paroquiano, durante a Festa da Padroeira, recebe um cartão aonde pode escrever seus pedidos a serem depositados aos pés da imagem de Nossa Senhora da Piedade. Grande participação e emoção marcam os dias da Festa da Rainha de Lençóis. Na sua parte litúrgica, a participação das demais Paróquias da cidade, os bispos e sacerdotes convidados, as encenações, paraninfos, convidados e consagrações dão sabor especial. Toda a Festa aponta para o dia especial no calendário lençoense: o dia 15 de Setembro. Com solenidade e emoção, no entardecer do dia 15, os fiéis se reúnem em torno dos mais de 30 andores das demais Paróquias e respectivas Capelas, e seguem em procissão Aquela que, escolhida por Deus, agora é aclamada pelos seus filhos lençoenses com um grito de alegria e fé: “Viva Nossa Senhora da Piedade!”.  E, ao mesmo tempo, a súplica continua, confiante e lençoense: “Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós e protegei nossa cidade”!

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário Nossa Senhora da Piedade

santuario

Monsenhor Carlos José

Monsenhor Carlos José

Padre Gustavo

Padre Gustavo

Diácono Germano

Diácono Germano

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário Nossa Senhora da Piedade