Durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, os devotos têm a oportunidade de expressar o seu amor à Padroeira do Brasil no momento da Oferta das Flores. A cada Novena, à tarde ou à noite, o rito é realizado após uma oração que motiva os fiéis a refletirem sobre a importância desse gesto. Você sabia que esse […]   Durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, os devotos têm a oportunidade de expressar o seu amor à Padroeira do Brasil no momento da Oferta das Flores. A cada Novena, à tarde ou à noite, o rito é realizado após uma oração que motiva os fiéis a refletirem sobre a importância desse gesto. Você sabia que esse […]

Arquidiocese de Botucatu

Artigos, Notícias › 12/10/2018

O significado da oferta das flores à Mãe Aparecida

 

Durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, os devotos têm a oportunidade de expressar o seu amor à Padroeira do Brasil no momento da Oferta das Flores. A cada Novena, à tarde ou à noite, o rito é realizado após uma oração que motiva os fiéis a refletirem sobre a importância desse gesto.

Você sabia que esse gesto é rico em significados?

Essa tradição vem de muito tempo: na Idade Média os vassalos tinham o costume de oferecer a seus soberanos coroas de flores, em sinal de submissão e de respeito. Os cristãos adotaram este uso em honra da Mãe de Jesus, oferecendo-lhe rosas em sua homenagem e respeito. Vem desse costume também, a origem da oração do rosário com a prática da recitação da Ave-Maria a partir do século XII, no Ocidente, como expressão da piedade mariana.

O missionário redentorista, padre Ferdinando Mancilho ressalta que durante a Novena esse gesto quer reforçar o clamor pela vida, evocando a esperança em um mundo mais solidário e irmão.

“Se a gente observar, em cada dia da Novena, o que se reza antes da oferta das flores, está dizendo exatamente isto, é o sentido da vida, da esperança, da flor que é capaz de desarmar, tirando não só as armas, mas tirando a ideologia da corrupção, da má política, da violência, do egoísmo e dos preconceitos.”

O ato está relacionado também, ao Sim de Maria, já que Ela gerou Cristo, se dispondo a missão primeira de Deus aos cristãos, que é a vida, como explica Padre Ferdinando.

“O gesto de ofertar flores está profundamente ligado à entrega da própria vida, dos dons da gratidão, da generosidade, do reconhecimento do amor de Maria para com Deus e para com cada um de nós, povo de Deus.”

A Oferta das Flores acontece sempre após a bênção do Santíssimo. Os devotos são convidados a seguirem em procissão ao Altar Central e fazerem a sua expressão de fé, carinho e ternura para com a Mãe de Deus, recordando os compromissos listados pelo sacerdote.

Fonte: http://www.a12.com/santuario/noticias/o-significado-da-oferta-das-flores-a-mae-aparecida

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.