Pastoral Pastoral

Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

Sem categoria › 17/09/2015

Pe. Hergesse comunica as decisões tomadas pelo Conselho de Missão e Pastoral da Arquidiocese

logoBrasaoBotucatu, 15 de setembro de 2015 – Nossa Senhora das Dores – Memória

Prezados Padres, Diáconos, Seminaristas e Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos

Saúde e Paz!

Sob a presidência do Arcebispo Metropolitano, Dom Maurício Grotto de Camargo, realizou-se, no dia 03 de setembro, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, SP, com a presença de todos os seus membros, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral (CAMP). Diversos assuntos foram tratados e  algumas decisões tomadas:

1-   Avaliação da Reunião do Clero do dia 13/08/2015, reconhecendo  a pontualidade, a distribuição positiva dos temas tratados, com destaque à síntese da Encíclica Laudato Si´ feita pelo Pe. Ivonil Parraz e a participação dos Padres no debate, e o ambiente de descontração e amizade.

 

2-   Aprovação da 3ª Proposta como base para o trabalho do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, seguindo o esquema de implantação, articulação e alimentação das Pastorais e Movimentos nas três áreas: Paroquial, Regional e Arquidiocesana, e num trabalho em  conjunto entre Coordenador Arquidiocesano, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos, Padres Coordenadores das Regiões Pastorais, Presidentes das Comissões de Pastorais, Padres e Diáconos Assessores, CAMP e CAMPA.

 

3-   Foi aprovado o critério para a escolha dos Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos: Os membros de cada Pastoral ou Movimento escolhem na Paróquia o seu Coordenador Paroquial; os Coordenadores Paroquiais escolhem um dentre eles para Coordenador na Região Pastoral; os 4 Coordenadores das Regiões Pastorais escolhem o Coordenador Arquidiocesano. Este ao ser eleito, após a confirmação feita pelo Arcebispo,  deixa a função de Coordenador Regional e Paroquial. Para o seu lugar na Paróquia e Região Pastoral, a Pastoral ou Movimento escolhem ou outro Coordenador.

 

4-   Aprovado também o critério para a duração do mandato dos Coordenadores Paroquiais, Regionais e Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos: duração de 2 anos, com a possiblidade de uma (1) reeleição.

 

5-   Participação nas Reuniões e Encontros fora da Arquidiocese: A Conta Pastorais paga as despesas do Representante oficial da Pastoral ou Movimento, mediante, todavia,  a apresentação de documentos contábeis válidos. As inscrições e outros detalhes, porém,  devem ser acertados, com antecedência,  na Cúria Arquidiocesana. As despesas com outros membros da Pastoral ou Movimento que participam também dessas Reuniões  ou Encontros  é de responsabilidade da própria Pastoral ou Movimento.

 

6-    Para os eventos fora da Arquidiocese  que não estão agendados no Calendário Arquidiocesano de Pastoral, deve ser solicitada, com antecedência, a aprovação do Arcebispo. Na sua ausência, do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

 

7-   As despesas com eventos dentro da Arquidiocese serão pagas pela própria Pastoral ou Movimento.

 

8-   O CAMP agradece a colaboração das Paróquias na realização da Assembleia deste ano. Se  alguma Paróquia não conseguiu ainda realizá-la, se achar oportuno, poderá fazê-lo até o final do mês de setembro, escolhendo também os 5 representantes para a Assembleia Regional. Mesmo que a Paróquia não tenha realizado a Assembleia deste ano, se quiser, poderá  enviar 5 de seus membros para a Assembleia, na Região Pastoral.

 

9-   A Assembleia nas Regiões Pastorais será realizada no dia 07 de novembro de 2015. Como sugestão, que o Encontro tenha a duração de, pelo menos 4 horas, terminando com o almoço ou algum outro tipo de confraternização.

 

10-  Os Padres Coordenadores das Regiões Pastorais estão resumindo o material produzido nas suas respectivas  Regiões. No final de setembro, esse material será enviado ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral para a elaboração da Síntese final. Aprovada pelo Arcebispo, essa, no final de outubro, será enviada aos Padres Coordenadores das Regiões Pastorais e servirá como Instrumento de trabalho para as Assembleias Regionais, que serão presididas pelos Padres Coordenadores, no próximo dia 07 de novembro.

 

 

11-    No dia 12 de novembro, o CAMP vai se reunir para  organizar as Conclusões finais da Assembleia 2015,  que serão apresentadas ao CAMPA, no dia 05 de dezembro de 2015.

 

12-   A partir dessa data e desse material produzido,  a Arquidiocese dará início ao processo de elaboração do seu já tão requisitado, nas Assembleias Paroquiais, Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos, o qual contará, nas suas diversas etapas, com a participação de todas as forças vivas da Arquidiocese,   e com a previsão para a sua promulgação, feita pelo Arcebispo, na Solenidade de Cristo Rei do Universo  e encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, dia  20  de novembro de 2016.

 

13-  O CAMP  aplaude, incentiva  e encoraja a divulgação da Encíclica Laudato  Si´, do Papa Francisco,  por parte de todas as Paróquias, aos mais diversos segmentos da sociedade, e com todos os meios possíveis, que o zelo, a  caridade e a criatividade pastoral sugerirem.

 

14-  Datas até dezembro de 2015: 28-30/10 – No Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Botucatu, o Curso de Atualização do Clero; 07/11 – Assembleia nas Regionais; 12/11 – Reunião do CAMP, na Paróquia da Consolata,  em São Manuel; 19/11: CAPRE, em  Arandú, SP; 05/12 – Reunião do CAMPA com a participação do CAMP, Presidentes de Comissões Pastorais, Padres e Diáconos Assessores e Coordenadores Arquidiocesanos das Pastorais e Movimentos para avaliação de 2015 e elaboração do Calendário Arquidiocesano de Pastoral 2016; 10 e 11/12: Possíveis datas  para a Visita do Núncio Apostólico, inauguração do espaço reservado ao Papa Móvel, na UNESP – Santo Antônio,  e Abertura do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

 

15- Pedimos, por gentileza, que os Coordenadores Arquidiocesanos  de Pastorais e Movimentos e os Padres Coordenadores das Regiões Pastorais enviem para o e.mail da Irmã Dulce, Secretária do CAMP ( irdulcera@bol.com.br ), até o final de novembro,  as datas de suas atividades para  2016, para elaboração do Calendário Arquidiocesano de Pastoral que será aprovado na reunião do CAMPA, do próximo dia 05 de dezembro.

 

16-  Neste ano, a Arquidiocese não vai produzir o Livrinho da Novena de Natal.

Rezemos pelo Arcebispo, para que Deus o mantenha firme na fé, paciente na esperança e destemido na caridade! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]