CAMP CAMP

Sem categoria › 08/03/2016

Resumo da reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP

logoBrasaoBotucatu, 03 de março de 2016 – 5ª feira da 3ª Semana da Quaresma

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

Sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, realizou-se, hoje, das 09h às 12h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, com a presença de todos os seus membros, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral ( CAMP).

Após a Oração inicial e leitura da Ata, foram tratados os seguintes assuntos:

• Avaliação da Reunião do CAMPA, dia 20/02/2016. Constatada a ausência de diversos membros. Alguns, com ausência  justificada, outros não.  Considerando a natureza e o objetivo do CAMPA, na programação da Arquidiocese, estão agendadas 2 reuniões por ano. Se for necessário, outras serão convocadas, de modo extraordinário, pelo Arcebispo. No intervalo dessas reuniões, reúnem-se os outros Conselhos, Comissões de Pastoral ou órgãos pastorais, cada um com a sua própria  finalidade e dinâmica. Para uma próxima reunião do CAMPA ficou determinado: 1- Algumas dias antes, a Secretária entrará em contado com todos os membros, recordando-lhes  a data da reunião; 2- Como os membros do CAMPA serão provisionados, quando da ausência numa das reuniões, é suficiente  a justificativa,  sem necessidade de enviar um representante.

• Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos. Foi avaliado, corrigido  e aprovado  o texto apresentado pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, tornando-se, agora, Texto Provisório. Dentro de alguns dias, feitas as   correções solicitadas  pelos membros do CAMP,  esse texto será enviado a todos os Agentes de Pastoral da Arquidiocese para estudo, correção, ajuste e aprofundamento. Esse trabalho será realizado no período que vai da metade do mês de  março ao final do mês de junho de 2016. Os Párocos, os Padres Coordenadores das RPs, os Coordenadores Arquidiocesanos, os Padres Presidentes das Comissões, os Padres e Diáconos Assessores das Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais, os Religiosos, os Seminaristas, todos estão convocados a colaborar nessa etapa do processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos.

• Iniciativa do Sul I da CNBB. Cada Paróquia, sob a coordenação do seu Pároco, encontre o modo melhor para concretizar a iniciativa escolhida pelo CAMPA, na sua última reunião, dia 20/02/2016: “ A reciclagem com ênfase especial no combate ao mosquito Aedes Aegypti”. Seria interessante que as iniciativas que estão sendo tomadas nas Paróquias, pudessem ser compartilhadas através dos diversos meios de comunicação disponíveis. Uma dessas iniciativas que foi comentada na reunião do CAMP é a plantação da  Crotalária juncea, uma leguminosa, cuja flor  atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue.

• Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em 2017. A recepção será no dia 01/02/2017, às 09h, na Basílica de Aparecida, com a presença do Arcebispo, do Clero e de outros Agentes de Pastorais e fiéis em geral. A devolução da Imagem será no dia 31/05/2017, também na Basílica de Aparecida, na  Missa das 09h. Quanto à peregrinação na Arquidiocese, o CAMP, aprovou o seguinte esquema: RP3 ( fevereiro), RP1(março), RP2 (abril) e RP4 (maio). Dentro de cada Região Pastoral, o Padre Coordenador acerta os detalhes das datas e horários com os seus respectivos Párocos.

• Coordenação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade. O Pe. Ivonil Parraz, Presidente da Comissão 7 – Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, ficou encarregado, juntamente como o Coordenador Arquidiocesano, Sr. Jairo do Amaral, e o Assessor, Pe. Luiz Gustavo Faxina, de elaborar o Estatuto próprio da Campanha da Fraternidade, onde conste, entre outros, os procedimentos a serem adotados na organização, na preparação, na avaliação e na distribuição dos recursos arrecadados.

• Provisão dos Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais, Presidentes de Comissões Pastorais e Assessores. Confirmada decisão do CAMP, tomada numa das reuniões do ano passado,  que os Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais, os Presidentes das Comissões e os Padres e Diáconos Assessores serão provisionados pelo Arcebispo por um período de 2 anos, com a possibilidade de uma reeleição. A Provisão será com data de março de 2016. Ou seja, todos provisionados para o período: março de 2016 a março de 2018. Uma cópia da Provisão ficará com o Agente de Pastoral, e uma outra,  numa Pasta, na Cúria Arquidiocesana, para controle da Coordenação do CAMP.

• Curso de Atualização do Clero. Para o Curso de Atualização do Clero, de 24 a 27 de outubro de 2016, em Agudos, SP, o Orientador será o Pe. Anselmo Matias Limberger, Doutor em Psicologia, Presidente da Comissão Nacional de  Presbíteros e Pároco da Paróquia Nossa Senhora Refúgio dos Pecadores, Diocese de Santo Amaro , SP. O tema, com uma introdução geral sobre a pessoa humana, será a Depressão – Suas causas e procedimentos terapêuticos.

• Relatório dos Padres Coordenadores das RPs. As RPs, cada uma com suas características e desafios, estão procurando desenvolver suas atividades pastorais, seja com os Padres, como também com os fiéis Leigos, Coordenadores Regionais das Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais.

• Próxima reunião do CAMP: 05/05/2016, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista.

Rezemos pelo Arcebispo e rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.