Resumo Resumo

Sem categoria › 03/05/2018

Resumo das reuniões do Colégio de consultores e Conselho de Presbíteros

COLÉGIO DE CONSULTORES – 26/04/2018

Assuntos tratados: 1- Pe. Paulo Bronzato da Silva,  Pároco da Paróquia Menino Deus e Santo Antônio, de Botucatu, presente neste momento da reunião, solicitou  a  aprovação do  projeto de construção do Centro de Pastoral  e da nova Casa Paroquial, num terreno de propriedade da Mitra Arquidiocesana/Paróquia Menino Deus, de 558 m2, localizado próximo à igreja Matriz, com a previsão de início das obras, no segundo semestre de 2018.  Foi aprovado o projeto, com a exigência  de que  a planta completa, assinada pelo engenheiro responsável, seja apresentada, o quanto antes, na reunião do Colégio de Consultores; 2- Pe. João José Bezerra, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Pardinho, SP, apresentou projeto de construção do novo Salão Paroquial, no terreno da antiga Casa Paroquial. Após avaliação dos dados recebidos, o Colégio de Consultores, embora estando de acordo com necessidade do projeto,  seguindo uma prática que vem sendo adotada, achou por bem que o Pároco esteja presente na próxima reunião do Colégio de Consultores, no dia 24 de maio, para as informações e esclarecimentos que se fizerem necessários; 3- Pe. Ivonil Parraz, Pároco da Paróquia Santo Antônio, Rubião Júnior,   Botucatu, SP,   falou de algumas adequações que foram realizadas na Capela Mãe Rainha, no Jardim Santa Elisa, e  na igreja Matriz; 4- Pe. José Hergesse, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu, apresentou sugestão no sentido de cadastramento de todos os bens imóveis da Arquidiocese distribuídos pelas Paróquias, bem como da regularização dos mesmos, inclusive com as Escrituras registradas. Acolhida a sugestão, o Côn Émerson Rogério Anizi, Ecônomo Arquidiocesano, juntamente com os membros da Conselho Arquidiocesano de  Administração, ficou responsável por estabelecer os critérios que serão adotados, como também  no modo  de assessorar os Párocos, no caso de dúvidas ou outras dificuldades; 5- Pe. Valter Jeremias da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em  Pirambóia, SP, comunicou que foi resolvida a questão da conta bancária, usada pela Irmandade do Divino, com a abertura de uma conta de aplicação, com o mesmo CNPJ da Paróquia; 6- Côn. Émerson Rogério Anizi, Ecônomo Arquidiocesano, como parte de sua função e diante  das exigências da Receita Federal, estará  enviando novamente aos Párocos e demais membros dos CAPs, as orientações necessárias sobre o procedimento a ser seguido em relação às obras de construção e das reformas que se fazem necessárias.   Na página da Arquidiocese, no espaço Orientações, encontra-se o Manual de Normas e Procedimentos Jurídico- Administrativos, que entre outros, apresenta também essas mesmas orientações.

Pe. José Hergesse – Secretário do Colégio de Consultores

CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE PRESBÍTEROS  CAPRE – 26/04/2018

Assuntos tratados: 1- Mons. Carlos José de Oliveira, Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, SP, e Vigário Geral, confirmou a presença de Dom Paulo Antônio De  Conto, Bispo Emérito de Rio Negro, RS, como pregador do Retiro Espiritual do Clero que será realizado em Agudos, SP, entre os dias 09 de 12 de julho de 2018; 2- Diante do grave quadro de saúde do pai do Diácono Bruno Francisco Gonçalves de Oliveira, designado, no ano passado, Colaborador da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, SP, mas, desde o último dia 20 de março, em Avaré, SP, acompanhando o pai hospitalizado, o Arcebispo tendo ouvido o parecer favorável do Conselho de Presbíteros, determinou as seguintes transferências: o Diácono Bruno Francisco Gonçalves de Oliveira, passa a ser Colaborador, da Paróquia Santuário Nossa Senhora das Dores, em Avaré, SP, permanecendo, assim,  por mais tempo, ao lado do pai enfermo; e o Diácono Rafael Antônio Soares  Paixão, até o momento Colaborador na Paróquia Santuário Nossa Senhora das Dores, em Avaré, SP, assume como Colaborador da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, SP;  3-  O Conselho de Presbíteros aprovou por unanimidade a Ordenação Presbiteral dos 3 Diáconos: Bruno Francisco Gonçalves de Oliveira, Rafael Antônio Soares Paixão e Edenilson Aparecido Neves. As datas e os locais das Ordenações, serão  combinadas com o Arcebispo.

Pe. José Hergesse – Secretário “ ad hoc” ( O Pe. Adauto José Martins está participando, em Aparecida, SP, do Encontro Nacional de Presbíteros)