CAMP CAMP

Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

Sem categoria › 19/11/2015

Saiba como foi a Reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP

Botucatu,  16   de novembro de 2015

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

Realizou-se, no dia 12 de novembro de 2015, na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel, SP, sob a presidência de Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral (CAMP).

Após a oração inicial e aprovação da Ata da reunião anterior, foram tratados os seguintes assuntos:

  • Avaliação da Atualização do Clero – 28-30/10/2015: Espaço físico satisfatório, muito boa a alimentação, o tema com conteúdo prático e proveitoso, horário flexível, convivência agradável e significativa presença e participação dos Padres, sobretudo  na parte da manhã. No próximo ano, a Atualização do Clero será em Agudos, SP, de 24 a 27 de outubro, com o tema, dentro da área escolhida, a Formação Humana: a Depressão.

 

  • Assembleias Regionais – 07/11/2015: Nenhuma grande novidade em  relação ao conteúdo da Síntese apresentada e avaliada no 2º momento. Expressiva, por sua vez, a participação nas sugestões para o antes e o depois da celebração dos Sacramentos. Seja o conteúdo da Síntese como  as sugestões de Iniciativas Pastorais, no momento oportuno e no lugar específico,  serão incluídos no processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos.

 

  • DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DOS SACRAMENTOS

 Esse é o título, aprovado oficialmente pelo CAMP, que será dado  ao documento,  resultado do trabalho  de avaliação e apresentação de propostas litúrgico- pastorais sobre os Sacramentos, que teve como ponto de partida a 1ª proposta (2015):   

 

A PASTORAL DOS SACRAMENTOS REALIZADA À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E NUMA DIMENSÃO MISSIONÁRIA: CUIDAR DOS QUE JÁ PARTICIPAM, ACOLHER OS QUE PROCURAM E PROCURAR PELOS AFASTADOS.

 

– O processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos será conduzido pelo próprio CAMP, sob a autoridade e orientação  do Arcebispo Metropolitano e assessoria do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

– Aprovado o esquema geral do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos, com a articulação de 4 aspectos: Teológico – Canônico – Litúrgico – Pastoral.

Etapas do processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos:

 

  • 04/02/2016: Reunião do CAMP – Avaliação e correção do Esboço de Diretório.
  • 03/03/2016: Reunião do CAMP – Avaliação do Esboço corrigido e aprovação do Ante-Projeto de Diretório que será enviado para avaliação dos Padres, Diáconos, Consagrados, Seminaristas, Coordenações Arquidiocesanas de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais presentes na Arquidiocese. Será também elaborado um Questionário sobre os Sacramentos a ser respondido, nas Paróquias, por pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade.  
  • 30/06/2016: Data final para a devolução das contribuições de todas as forças vivas da Arquidiocese e início da elaboração do Texto-Provisório.
  • 04/08/2016: Reunião do CAMP – Avaliação e aprovação do Texto-Provisório.
  • Nos meses de agosto e setembro: Estudo do Texto-Provisório, com novas correções e sugestões, nas Regiões Pastorais.
  • 20/10/2016: das 09 às 12h – Centro Arquidiocesano de Pastoral – Reunião Geral do Clero para  avaliação, debate a respeito dos pontos mais difíceis e aprovação provisória do Texto Oficial.
  • De 21 de outubro a 12 de novembro: Avaliação do Texto Oficial por algum especialista em Teologia dos Sacramentos, Canonista e Pastoralista, indicados pelo Arcebispo metropolitano.
  • 20/11/2016: Solenidade de Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia – Promulgação oficial do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos feita pelo Arcebispo Metropolitano.

(OBS.: Essa data, todavia, depende da promulgação ou não, da  Exortação Apostólica Pós- Sinodal, sobre a Família)

 

  • Como encaminhar as Iniciativas da Assembleia Sul 1 – CNBB – Outubro 2015, escolhidas pelos Representantes de Botucatu1- Valorizar as Pastorais Sociais:, Moradores de rua, Idosos, Criança, Carcerária, Sobriedade, Afrodescendentes, Migrantes, Refugiados, etc…    ; 2-     Celebrar o Ano da Misericórdia como continuidade do caminho da renovação conciliar;  3-   Promover um estilo de vida de sobriedade, como instrumento e  expressão do nosso compromisso com o cuidado da Casa Comum.

 

O CAMP propõe para a avaliação do CAMPA, no próximo dia 05/12/2015, as seguintes propostas: 1- Cada Paróquia escolhe, no início do ano,  como prioridade para 2016, a implantação ou o desenvolvimento de uma das Pastorais Sociais (Por exemplo:  Criança, Idosos, Menor, Carcerária, Sobriedade, Migrantes…) e um gesto concreto em vista do cuidado da Casa Comum; 2- Cada Paróquia escolhe a sua Pastoral Social e o gesto concreto de cuidado com  a Casa Comum e o CAMPA indica, já hoje,  também uma Pastoral e um gesto concreto para toda a Arquidiocese; 3- O CAMPA indica, hoje,  para toda a Arquidiocese, como prioridade,  uma Pastoral Social e um gesto concreto no cuidado da Casa Comum.

 

  • Reuniões do CAMP em 2016: 04/02Nossa Senhora de Fátima, em Avaré; 03/03Nossa Senhora dos Remédios, em Anhembi; 05/05 – Sagrado Coração de Jesus, em Botucatu; 04/08Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista; 03/11Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel.

 

  • Dia 05 de dezembro de 2015: Das 09h às 12h – Centro Arquidiocesano de Pastoral – Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e Missão Ampliado (CAMPA). Participam: Arcebispo Metropolitano, Vigário Geral, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Secretária do CAMP, Padres Coordenadores das Regiões Pastorais, Presidentes das Comissões Arquidiocesanas, Assessores e Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais.

 

  • Dia 09 de dezembro de 2015: 10h – Inauguração da Praça do Papa, com o Papa Móvel e benção da Via Sacra, da Paróquia Santo Antônio, de Rubião Júnior; 14:30h – Momento de Reflexão sobre a Misericórdia; 19:30h – Catedral – Missa de Abertura do Ano Santo da Misericórdia na Arquidiocese de Botucatu. (Informações mais precisas serão enviadas pelo Pe. Adauto José Martins – Representante dos Presbíteros.

 

 

  • Relatório dos Padres Coordenadores das Regiões Pastorais: A positiva participação dos Padres nas iniciativas e atividades pastorais da Região Pastoral e, apesar das dificuldades, satisfeitos com os trabalhos realizados.

 

Rezemos pelo Arcebispo para que Deus o mantenha com saúde, sereno em meio às inevitáveis  dificuldades  do Ministério e alegre na doação generosa de sua vida a serviço do Reino! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]