Missão Missão

Sem categoria › 07/05/2015

Seminaristas participaram do Congresso Missionário da Região Sul I da CNBB

Entre os dias 30 de abril e 03 de maio nossos seminaristas Carlos Eduardo Vasconcelos, Adilson Pedro e Rafael Antonio Paixão Soares, respectivamente cursando o Propedêutico, primeiro ano de Filosofia e terceiro ano de Teologia estiveram no I Congresso Missionário para os Seminaristas do Regional Sul I da CNBB, que foi sediado na diocese de Jundiaí.

Este Congresso teve por objetivo ser uma Preparação para o II Congresso Missionário Nacional para Seminaristas que será realizado em Belo Horizonte entre os dias 9 e 12 de julho de 2015. Deste modo, foi estudado a Cartilha de Preparação deste Congresso e aprofundado seu tema: “O Missionário presbítero para uma Igreja em saída” e o lema: “Ide sem medo para servir”.

Eis a partilha de nossos seminaristas:

Fomos recebidos pelo bispo diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que presidiu a Eucaristia. Nós pudemos ouvir neste Congresso os recentes apelos da Igreja, seja por seus documentos, seja pelos recentes discursos e homilias do Papa Francisco para uma Igreja em saída, sem medo de se colocar a serviço. Nosso assessor, Padre Jaime Patias,  IMC apresentou o desejo das Pontifícias Obras Missionárias de “animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de uma autêntico espírito missionário.” Os temas abordados no Congresso foram: 1) Os fundamentos e desafios da Missão. 2)Conversão Eclesial para uma Igreja em saída;3) Animação e cooperação missionária; 4)os sujeitos da cooperação e da animação missionária;5)propostas e indicações para a formação do Conselho Missionário de Seminaristas (Comises) à nível estadual.  Foram feitas partilhas de vivências missionárias entre os seminaristas. Neste espaço pudemos apresentar a realidade de nossa Arquidiocese no que se refere a missão na formação, apresentamos nosso Comise, nossas experiências anuais de Missão em nossa diocese e na diocese de Ipameri-Go. No final da noite tivemos a Santa Missa e, em seguida, a espiritualidade Missionária presidida pelo padre Lucas Rosa da Silva, que é responsável pela OSIB do Regional Sul, por fim, encerramos a noite com a meditação da Via-Sacra.

No dia 2 de Maio tivemos oficinas para conhecermos os diversos organismos encarregados pela animação das Missões em nosso país.  Na tarde deste dia fomos para a parte prática com visitas missionárias na Paróquia Santo Antonio, no Bairro Ivoturucaia. Momento oportuno de termos contato direto com a população local e fazer esta experiência de saída ao encontro do povo para anunciar a Boa Nova. Depois participamos da Eucaristia na paróquia e retornamos em seguida ao local do encontro para uma noite Cultural, onde foi apresentada músicas e danças tipicamente italianas, por conta de sua grande influência na cultura local.

Por fim, no último dia do Congresso fizemos nossas partilhas do encontro e elegemos o Comise Estadual para articular a formação missionária dos seminaristas em nosso Regional Sul 1 da CNBB.  Foi um Congresso muito animado, com músicas e partilhas. O contato com seminaristas de outras realidades enriqueceu nossa vocação.

Enfim, nós seminarista da Arquidiocese voltamos animados para continuar esta formação missionária, para nos tornar autênticos “missionários presbíteros para uma Igreja em saída”. Cheios de alegria podemos ver o grande horizonte de nosso chamado, que nos coloca num movimento de saída.