TLC TLC

Sem categoria › 16/05/2016

TLC completou 45 anos na Arquidiocese com o 276º Curso

TLC 45 anos

O Treinamento de Liderança Cristã, – TLC comemorou os 45 anos de existência na Arquidiocese de Botucatu. O curso 276 foi realizado em comemoração a essa data especial, entre 12 e 15 de maio, na Casa Santo Inácio, no Distrito de Rubião Júnior em Botucatu.

A Missa de encerramento marcou também a comemoração, e foi presidida pelo Pe. Emerson Anizi, assessor do TLC na Arquidiocese e diretor espiritual do curso 276, após muitos anos sem ser celebrada na Catedral, a comemoração foi celebrada na Missa das 19h na Catedral Sant’Ana.

O TLC, é um conceito de formação continuada desenvolvido pela Igreja Católica Romana. Foi fundado na década de 1960 como um retiro cristão (ou acampamento), com o intuito de formar líderes cristãos que deveriam “fazer a diferença na igreja e na sociedade”. A proposta inicial do TLC era atrair o jovem para o seio da igreja e fazê-lo refletir sobre sua conduta e postura em casa, no trabalho, em seus estudos e na sociedade, julgar suas atitudes e posteriormente aceitar ou não o convite para uma mudança de vida cada vez mais voltada para os ensinamentos de Jesus Cristo. Hoje entretanto o TLC é voltado para a capacitação em liderança eclesiástica não somente de jovens (que ainda é o alvo maior), mas também de adultos e idosos.

Os que participam desses retiros não revelam o que acontece enquanto estão reunidos, afirmando que “Tudo está previsto!” e “TLC não se explica, se vive!” (a frase é usada para os que perguntam sobre futuros eventos do encontro). O Movimento TLC  está espalhado em todo o Brasil nas mais diversas paróquias e dioceses.