Ajuda da Arquidiocese em Projetos Missionários na África e no Amazonas são destaque na CNBB Sul 1

Projetos apoiados pela nossa Arquidiocese de Botucatu são destaque na página oficial da CNBB Sul 1. Confira o apoio dados as Missões nas Dioceses de Pemba e Dombe, em Moçambique na África e a Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM.

Confira abaixo a notícia publicada pelo site oficial da CNBB Sul 1:

Dioceses ajudam missão Ad Gentes do Regional Sul 1

“A Igreja de Botucatu se une não apenas na oração, mas também nesse gesto concreto, mostrando assim a força missionária e sua importância nos dias de hoje”, diz o arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo.

O Regional Sul 1 da CNBB tem tido um aumento significativo no número de benfeitores que, generosamente, fazem doações para ajudar no sustento dos missionários que se encontram em missão na Amazônia e na África (Diocese de Pemba, norte de Moçambique). O arcebispo de Botucatu enviou R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o projeto do Regional.

As doações, motivadas pelo próprio arcebispo, se referem à contribuição das 47 paróquias da Arquidiocese ao longo do ano de 2019.

“É uma alegria para nossa Igreja Particular ter a possibilidade de contribuir com esse projeto tão bonito, desenvolvido em Pemba, pelas dioceses do nosso Regional. Através da colaboração de cada uma de nossas paróquias, a Igreja de Botucatu se une não apenas na oração, mas também nesse gesto concreto, mostrando assim a força missionária e sua importância nos dias de hoje”, reiterou o arcebispo.

Esse montante veio reforçar o Fundo Missionário, gerenciado pela Cáritas Brasileira Regional São Paulo, que tem por objetivo subsidiar os Projetos do Regional Sul 1 da CNBB na Amazônia e na África.

Há 4 anos, a Arquidiocese de Botucatu conta com a presença missionária do Padre Luiz Aparecido Iauch, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM, como parte do Projeto Igrejas-Irmãs entre os regionais Sul 1 e Norte 1 da CNBB. O padre auxilia, desde fevereiro de 2016, nas diversas comunidades daquela região.

A arquidiocese, através da Catedral de Botucatu, também mantém o projeto “Amigos de Dombe”, que auxilia a Missão em Dombe – Moçambique. O grupo é composto por dezenas de voluntários que  mensalmente contribuem para a manutenção de uma escola gerida pela Fazenda da Esperança.  O auxílio dos “Amigos de Dombe” inicialmente era destinado para a alimentação diária (merenda) para mais de 600 crianças. Desde março de 2019, o projeto auxilia também na reconstrução de moradia de alvenaria para as famílias que perderam suas casas após a destruição causada pelo ciclone “Idai”.

AGRADECIMENTO

Há um ano, a Diocese de Jundiaí também fez uma doação ao Projeto no valor de R$ 94.000,00 (noventa e quatro mil reais) para a compra de um carro para a missão em Metoro. O Presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz  Stringhini, agradece a colaboração das dioceses do Regional e as muitas pessoas que vêm depositando sua contribuição na conta do Regional.

Ao lado da ajuda financeira, acontece a conscientização missionária e a sensibilização em relação ao sofrimento dos irmãos africanos. Com este Projeto, o Regional Sul 1 reafirma o seu compromisso de ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa.

Dom Pedro Luiz agradece também a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1, motivadora de todo esse trabalho, que constitui o COMIRE (Comissão Missionária Regional). “Conclamamos outros irmãos e irmãs a abraçarem de alguma forma esse Projeto de Ação Missionária, com ardor, comunhão e corresponsabilidade. Deus abençoe cada gesto de generosidade!”, Dom Pedro Luiz Stringhini, Presidente do CONSER-SUL 1.

Doações podem ser feitas através de depósito, DOC ou TED para a conta do projeto:

Banco: Banco do Brasil

Agência 2800-2 Conta Corrente Nº 686868-1

Favorecido: CNBB Regional Sul 1 – CNPJ: 33.685.686/0009-08.

Já para ajudar o projeto “Amigos de Dombe”, os interessados podem procurar a Catedral Metropolitana de Botucatu.

Fonte: https://cnbbsul1.org.br/dioceses-ajudam-missao-ad-gentes-do-regional-sul-1/