Artigos › 09/11/2018

Dia 09 de novembro é celebrada a dedicação da Basílica mais antiga da Igreja Católica

Neste 9 de novembro, a Igreja celebra a dedicação da Basílica de São João de Latrão, a primeira Basílica da Igreja a ser construída e onde uma imagem de Cristo derramou sangue, uma das mais importantes Igrejas de Roma e do mundo. Veja aspectos importantes sobre a Basílica de Latrão.

– Foi a primeira a ser construída depois do edito do imperador Constantino, o qual, no ano 313, concedeu aos cristãos a liberdade de praticar sua religião, segundo o Papa Emérito Bento XVI contou aos fiéis, em novembro de 2008.

– O mesmo imperador doou ao Papa Melquiades a antiga propriedade da família dos Latrão, e ali construiu a Basílica, o batistério e a residência do Bispo de Roma, onde os Papas viveram até o período de Avignon.

– Foi consagrada pelo Papa São Silvestre, em 9 de novembro de 324. É chamado Basílica de São João (de Latrão) porque tem duas capelas, uma em honra de São João Batista e outra em honra de São João Evangelista.

– Basílica do Divino Salvador é um outro nome pelo qual é conhecida, pois no ano 787, quando foi consagrada novamente, uma imagem do Divino Salvador derramou sangue depois de ser golpeada por um judeu.

– Honrar o edifício sagrado quer expressar o amor e a veneração pela Igreja Romana, como afirma Santo Inácio de Antioquia, ‘preside na caridade’ toda a comunhão católica”, mencionou o Papa Bento XVI.

Fonte: A12.com