Arquidiocese de Botucatu

Artigos › 11/05/2019

Papa ordena 19 sacerdotes neste Domingo do Bom Pastor

Ordenações sacerdotais na Basílica de São Pedro em 22 de abril de 2018 (AFP or licensors)

 

Neste Domingo do Bom Pastor, às 9h15, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco presidirá a Missa com 19 ordenações sacerdotais. Oito ordenandos pertencem à Fraternidade sacerdotal dos Filhos da Cruz; um à Família dos Discípulos; dois estudaram no Pontifício Seminário Maior Romano e oito no Colégio Diocesano Redemptoris Mater.

São 19 os diáconos que no domingo, 12 de maio, serão ordenados sacerdotes na Missa solene presidida pelo Papa Francisco, com início às 9h15, na Basílica de São Pedro. O Vatican News transmitirá a celebração com comentários em português.

Dos 19 diáconos, 8 pertencem à Fraternidade sacerdotal dos Filhos da Cruz; um à Família dos Discípulos; dois estudaram no Pontifício Seminário Maior Romano e oito no Colégio Diocesano Redemptoris Mater. Os novos sacerdotes pronunciarão seu “sim” no IV Domingo de Páscoa, chamado Domingo do Bom Pastor, quando a Igreja celebra o 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Em preparação à solene ocasião, o Escritório das Vocações da Diocese de Roma, em colaboração com os seminários romanos, promoveu na noite de sexta-feira, 10 de maio, uma vigília de oração pelas vocações na Basílica São João de Latrão, com alguns testemunhos daqueles que serão os novos sacerdotes, uma reflexão do cardeal Angelo de Donatis, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, seguida por momentos de Adoração.

 Fraternidade sacerdotal dos Filhos da Cruz

Os dezenove diáconos a serem ordenados no domingo, mesmo com origens e experiências diferentes, experimentam a mesma emoção. “Esses jovens tiveram sorte de serem educados na fé em um contexto comunitário, desde crianças”, comenta o moderador geral dos Filhos da Cruz, padre Giacomo Martinelli,  ao falar dos oito ordinandos que fazem parte da Fraternidade sacerdotal por ele fundada.

Trata-se de MICHELE RESCHINI, nascido em 1990 em Busto Arsizio (Varese), como seu colega de estudos FRANCESCO MARIA SAMETTI, dois anos mais jovem; GORAN KÜHNER, originário de Zagreb, com seus 46 anos, é o mais velho do grupo; ainda ANDREA VIGNATI de Legnano (Milão); GIOVANNI MAGGIONI, que está concluindo sua tese de licenciatura em Teologia Bíblica e vem de Segrate (Milão); TOMMASO FONTANA, nascido em 1991 em Gravedona (Como); MASSIMILIANO MARIA SPEZIA, 27 anos, também ele da Província de Varese; MATTEO MUSSI, de Rho (Milão).

Família dos Discípulos

Pertencente à Família dos discípulos  é JOHN LARRY FLORES PANAIFO, nascido em Iquitos, na região de Loreto, Peru. “Atualmente diz o Superior Geral, P. SAVINO D’AMELIO –  exerce seu ministério diaconal em Gioia del Colle”.

Pontifício Seminário Maior Romano

Já no Pontifício Seminário Maior Romano, por sua vez, formaram-se ALESSANDRO CASERIO, nascido em 1980 em Roma, e JOHNNY JOSEPH, de Hinche, no Haiti, que será designado para sua diocese de origem. “Tenho 38 anos e nasci e cresci no distrito de Centocelle, conta  ALESSANDRO. Sempre tive uma vida normal, frequentava a paróquia de San Felice da Cantalice, saía com os amigos, tinha histórias sentimentais, uma das quais  muito longa. Estudei e me formei  em arquitetura, trabalhei … Mas mesmo aparentemente tendo tudo, sentia que faltava algo em minha vida”.

 Colégio diocesano Redemptoris Mater

Quem também pode contar com o forte apoio da família foi GIUSEPPE VATTIMO, nascido em 1989, um dos oito futuros sacerdotes formados pelo Colégio diocesano Redemptoris Mater. “Minha vocação nasceu do chamado dos meus pais ao cristianismo , revela. Eles fizeram a experiência pastoral que vai em busca da ovelha perdida, e assim começamos a fazer parte do rebanho da Igreja, e em particular do Caminho Neocatecumenal. Naquela época eu era pequeno, eu tinha uns sete anos de idade, mas pode-se dizer que desde então o Senhor já me chamava.”

Os colegas de estudo do Redemptoris Mater que serão ordenados com ele neste domingo pelo Papa Francisco são CALOGERO AMATO, 41 anos, nascido em Roma; GIOVANNI CRISTOFARO, também romano, dez anos mais novo; ALDO DONELLI, nascido em 1987, originalmente de Castel San Giovanni (Piacenza); GIANCARLO MARIA HONORATI, 39 anos, romano; CLAUDIO PIANGIANI, 45 anos; MAKOTO OTA, japonês de Aomori, e SIMONE MONTORI, nascido em 1983 em Civita Castellana, Província de Viterbo.

Fonte: vaticannews.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com