Tradição e Fé reúne anualmente milhares de fiéis Tradição e Fé reúne anualmente milhares de fiéis

Notícias › 25/05/2016

São Manuel espera 30 mil fiéis na Festa de Corpus Christi

A cidade de São Manuel se prepara para mais uma grande festa, a 68ª edição da Festa do Corpus Christi. A tradição preservada há décadas, atrai fieis de todo o País. A expectativa da Prefeitura Municipal e das Paróquias que realizam o evento, São Manuel, Nossa Senhora Consolata e Santuário Nossa Senhora Aparecida, é de que no próximo dia 26 de maio aproximadamente 30 mil pessoas prestigiem os enfeites, participem das missas e da procissão.

Os trabalhos, feitos voluntariamente pelas equipes, são todos artesanais. Com o objetivo de descobrir futuros artistas, este ano os desenhos foram desenvolvidos por alunos das redes Municipal, Estadual e particular de ensino.

“Os desenhos passaram por um processo seletivo, e através de um consenso escolhemos os que mais se destacaram de cada grupo e se adequaram ao tema”, diz Luciano Giacóia, Diretor Municipal de Educação.

O tema base da Campanha da Fraternidade ecumênica 2016, “Casa comum, nossa responsabilidade” serviu de inspiração para a criação dos altares e dos tapetes feitos de bagaço de cana e sal tingidos. Já os títulos dos trabalhos foram tirados dos escritos de São Francisco de Assis.

“Nos escritos de São Francisco encontramos o Cântico das Criaturas, onde o santo faz um agradecimento a Deus pela criação da natureza e tudo o que nela contém”, comenta Rubens de Camargo, coordenador dos enfeites.

As passadeiras, seis no total, trazem desenhos de seres vivos, alimentos, e objetos também relacionados à campanha.

“Todo o trabalho de preparo do material e a confecção dos enfeites são feitos com a colaboração da população, isso torna a nossa festa mais especial”. Comenta o Prefeito Marcos Monti, que complementa. “Os preparativos começam bem antes, com a escolha do tema, desenhos e materiais que serão utilizados”.

Nas semanas que antecedem o Corpus Christi, as equipes responsáveis pelos tapetes e passadeiras fazem o tingimento do material. “Hoje as flores, tampinhas de garrafas, conhecidas na cidade como guinguins, pó de café, areia, argila, madeira, pó de borracha e calcário deram espaço para o bagaço de cana e sal”, relata o diretor de esportes e turismo Zigomar Augusto.

Desde 2013 a procissão acontece na Rua 7 de Setembro, nos quarteirões entre o Santuário de Santa Teresinha e a Igreja Matriz de São Manuel. Essa mudança agradou moradores e a população. No estacionamento da praça do Santuário é montada uma praça de alimentação, com espaços destinados à barracas de entidades assistenciais do município.

“No local, durante a noite que antecede a festa, acontecem apresentações culturais com música, teatro e dança. Todas realizadas por artistas da cidade” comenta o diretor de cultura Rodrigo Pinheiro.

Segundo artistas e religiosos, o Corpus Christi de São Manuel, é uma das festas religiosas mais tradicionais do Estado de São Paulo, um evento grandioso onde a arte se mistura com a Fé.

Lista dos trabalhos e equipes

Trabalho nº 01 – Altar Monumento – “Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são os louvores, a glória e a honra e toda a benção”. – Equipe: Funcionários da Prefeitura Municipal – Criação:Rubens de Camargo

Trabalho nº 02 – Tapete – “Só a Ti, altíssimo, eles convém e homem algum é digno de te mencionar”. – Equipe: IMES –Autoria do desenho: Amabile Alves Rangel, aluna da ETEC “Dona Sebastiana de Barros”

Trabalho nº 03 – Passadeira – “Louvado sejas meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta”. – Equipe: Paróquia São Manuel e Projeto Girasonhos – Autoria do desenho: Rubens de Camargo