Setembro: Mês da Palavra de Deus

A Igreja no Brasil convida todos os fiéis para dedicarem de maneira especial o Mês de Setembro para a reflexão e aprofundamento da Palavra de Deus.
Para melhor entendermos a vida e a missão de Jesus, temos a Bíblia, um conjunto de livros considerados e inspirados por Deus. Nela encontramos histórias, doutrinas e ensinamentos que nos indicam o seguimento a Cristo.
A Sagrada Escritura é utilizada   para ministrações, estudos, e aprofundamentos que nos levam a conhecer os caminhos de Jesus e vivenciar uma conversão. A edição utilizada pela Igreja Católica contém 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. A Bíblia utilizada pelos protestantes contém o Novo Testamento da mesma forma que os católicos, já o Antigo Testamento conta com 39 livros, considerando os sete livros presentes na edição católica como apócrifos. Os livros que faltam na Bíblia Protestante são:  Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, I Macabeus e II Macabeus e alguns trechos no livro de Ester e Daniel, pois esses livros foram escritos originalmente em grego.
O Antigo Testamento prepara a vinda do Messias, narrando a história do Povo de Deus que começa com Abraão, e começou a tomar corpo através da tradição oral: os filhos que ouviam dos pais as histórias de seus antepassados. Os textos bíblicos, de acordo com a tradição,  começaram a ser escritos desde os tempos de Moisés.
A Bíblia é considerada a revelação de Deus. Revelação é uma descoberta, um trazer à luz. Deus fala com seu povo de maneira e formas diferentes (Hebreus 1,1 diz “Muitas vezes e de modo diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas”). Para a Igreja a Revelação se conclui com a morte do último apóstolo, não há nada mais a ser revelado.
O Magistério recente da Igreja com o Concílio Vaticano II e o Papa Francisco, destaca o Evangelho como missão do Cristão, e  indica a vivência prática da Palavra, tendo o Evangelho como fonte e caminho espiritual, que ajuda na formação de grandes sujeitos na Igreja e na Sociedade, nos dá o cuidado com a oração e com o povo de Deus, e nos pede para sermos uma “Igreja em Saída” ou seja através do Evangelho irmos ao encontro de nossos irmãos e irmãs principalmente os mais fragilizados.
Seminarista Diogo Ricardo Carneiro Arduino, Disciplina de Introdução a Bíblia, 2024.