Celebração em Ação de Graças aos 10 anos da Encíclica “Laudato Si”
No último sábado, 17 de maio de 2025, a Capela Senhor Bom Jesus, localizada na Fazenda Experimental Edgárdia — sob responsabilidade da Unesp, Campus de Botucatu foi palco de um encontro especial em comemoração aos 10 anos da Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco. Publicada em 24 de maio de 2015, a carta encíclica aborda com profundidade o tema do cuidado com a Casa Comum e tem influenciado movimentos eclesiais, acadêmicos e sociais ao redor do mundo.
O evento reuniu representantes da Igreja, da universidade e da comunidade local. Entre os presentes, destacaram-se o Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo; os Padres Ricardo Vieira e Maurício Guerra, pároco e vigário da Paróquia Sagrada Família — responsáveis pelo cuidado pastoral na região da fazenda; o Padre Erik Amaral Leme, Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Ecologia Integral; além dos professores da Unesp, Dr. Ciniro Costa (FMVZ) e Dra. Renata Cristina Batista Fonseca (FCA). Também participaram agentes da Pastoral da Ecologia Integral, estudantes da universidade e moradores da comunidade.
A programação foi aberta com uma Celebração Eucarística em Ação de Graças, presidida pelo padre Erik. Em sua homilia, ele destacou a atuação da Pastoral da Ecologia Integral na Arquidiocese ao longo da última década, inspirada diretamente pelos apelos da “Laudato Si”. Ao final da celebração, Dom Maurício compartilhou uma reflexão sobre a relevância da encíclica no contexto atual. Para ele, o documento representa uma continuidade profética do Magistério Eclesial, ao mesmo tempo que oferece uma visão nova, que integra espiritualidade, responsabilidade ambiental e justiça social. O momento foi encerrado com um almoço comunitário, preparado com carinho pela comunidade local, promovendo um espaço de partilha e fraternidade entre os participantes. A celebração foi mais que uma cerimônia religiosa: foi um momento de encontro entre fé, ciência e compromisso social. Mais do que relembrar uma década desde sua publicação, a celebração reforçou a atualidade e a urgência da mensagem da “Laudato Si”, em um mundo cada vez mais marcado por desequilíbrios ambientais e sociais. Reafirmando o compromisso comum pela promoção de uma ecologia integral, onde nossa Casa Comum precisa ser cuidada com responsabilidade, união e amor.