Botucatu, 19 de julho de 2023

Prezados Irmãos e Irmãs

Saúde e Paz!

Continuam as reuniões online do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral com as Coordenações Arquidiocesanas de Pastorais e Movimentos.

Nestes dias, foram realizadas 2 reuniões:

• PASTORAL DO DÍZIMO. A Pastoral do Dízimo está presente em todas as Paróquias da Arquidiocese, ainda que, de modo um pouco improvisado. No momento, não possui Coordenação Arquidiocesana, e nem mesmo as Coordenações Regionais.

Na última reunião da Pastoral do Dízimo,  realizada no mês de maio, avançou-se um pouco nesse processo de organização… O Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, João Elias,  está realizando reuniões online com os Coordenadores Paroquiais das RPs, visando a indicação das Coordenações Regionais e Arquidiocesana.

Ao mesmo tempo, apesar dessas limitações, a Pastoral do Dízimo está se preparando  para a celebração do Mês do Dízimo, no próximo mês de novembro, seguindo as orientações do Documentos 106, da CNBB: o Dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas.

• PASTORAL DO BATISMO. Está presente em todas as Paróquias, mas com uma diversidade muito grande, sobretudo na composição de suas Equipes Paroquiais e no modo de realizar a preparação para o Batismo. O trabalho dos Coordenadores Regionais está precisando de um novo impulso, inclusive com a organização e  atualização dos nomes dos Coordenadores Paroquiais da Pastoral do Batismo.

Os Agentes paroquiais da Pastoral do Batismo  tiveram pouco ou quase nenhum contato com o Diretório dos Sacramentos promulgado em 2017. Ao mesmo tempo, constata-se que falta uma formação mais específica para os membros da Pastoral do Batismo.

Como sugestão, está sendo avaliada a possibilidade de  participação dos membros da Pastoral do Batismo na Escola Catequética.

Uma outra iniciativa, é um Encontro Arquidiocesano dos Agentes da Pastoral do Batismo, quem sabe, ainda para este ano!

Por outro lado, os Agentes da Pastoral do Batismo já estão sendo convidados para um contato maior ou estudo mais aprofundado do Diretório dos Sacramentos, em vista da Avaliação que será realizada no próximo ano, por ocasião da Assembleia Arquidiocesana.

– CAMPANHA DA FRATERNIDADE. No 18 de novembro, 3º sábado, das 9h às 11h30, na Paróquia SCJ, será realizado o Encontro Arquidiocesano das Equipes Paroquiais (pelo menos 3 membros)  da Campanha da Fraternidade, para organização da CF 2024, nas Paróquias. Desde, já, portanto, seria muito bom que as Paróquias fossem indicando os seus possíveis representantes nesse Encontro.

Que Deus nos ajude, Senhora Santana nos proteja, e, que Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, e nossa Mãe, com seu esposo São José, continue nos acompanhando em nossas atividades pastorais.

– PASCOM.  Recordando que os textos e as fotos dos eventos arquidiocesanos e paroquiais para que sejam postados no Site, Face ou Instagram da Arquidiocese, devem ser enviados nos seguintes contatos:

1- OS EVENTOS ARQUIDIOCESANOS:  Nicolas Messias

e.mail: nicolasamsc@gmail.com                    Zap: (14) 99783-7698

2- OS EVENTOS PAROQUIAIS:

Coordenador da RP1:  Rafael                       Zap: (14)  99743-8937

Coordenadora da RP2: Rogéria                     Zap: (14)99898-6598