Ano Arquidiocesano do Laicato
ANO ARQUIDIOCESANO DO LAICATO
Será organizado e realizado sob a Coordenação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral contanto com a colaboração dos Padres Presidentes das 8 Comissões :
1- DIVULGAÇÃO – Comissão 1 – Ministérios Ordenados e Vida Consagrada – Pe. Fernando Maróstica/ Comissão 8 – Cultura, Educação e Comunicação – Pe. Paulo Bronzato.
– A divulgação será feita em todos os Meios de Comunicação possíveis.
2- ESTUDO DO DOCUMENTO 105 DA CNBB E TEOLOGIA DO LAICATO – . Comissão 4 – Bíblico Catequético – Pe. Adauto José Martins /Comissão 2 – Laicato, Família e Vida – Pe. Lúcio Bento de Souza.
– Cursos, Palestras, Folders, Internet…
– Reorganização do Conselho Arquidiocesano de leigos – CAL
3- EVENTOS CELEBRATIVOS – Comissão 5 – Liturgia – Pe. Edélcio Augusto Soares.
– Celebrações Paroquiais, Regionais e Arquidiocesanas
4- SEMANA MISSIONÁRIA EM JULHO 2018: Comissão 3 – Ação Missionária e Cooperação Intereclesial – Pe. James Mwaura Mbugua, IMC
– Organização, conteúdo, metodologia e formação dos Agentes
5- SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS (PENTECOSTES) Comissão 6 – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – Pe. Sebastião dos Santos.
– Organizar a Semana de Unidade dos Cristãos em todas as Paróquias.
6- INICIATIVAS CONCRETAS: Comissão 7 – Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz – Pe. José Francisco Antunes, CR
– Incentivo às Pastorais Sociais ( Criança, Idoso, Carcerária, Menor, Sobriedade, Vicentinos, Caritas, Campanha da Fraternidade, Pastoral dos Surdos e Ecologia )
– Implantação da Pastoral Fé e Política
– Incentivo na participação dos Cristãos Leigos nos Conselhos Municipais
– Constituição do Grupo de Estudo e Divulgação da Doutrina Social da Igreja
– Congresso Arquidiocesano das Pastorais Sociais
7- DATAS ESPECIAIS
– Abertura Arquidiocesana: 15/11/2017 – La Salle
Paróquias: 26/11/2017 – Solenidade de Cristo Rei
– Encerramento Arquidiocesano: 15/11/2018 – La Salle
Paróquias: 25/11/2018 – Solenidade de Cristo Rei
——————————————————————
DIRETRIZES ARQUIDIOCESANAS DE MISSÃO E PASTORAL – DAMP – 15/11/2017
APRESENTAÇÃO
COM RENOVADA CONS-CIÊNCIA DE QUE A EVAN-GELIZAÇÃO CONTINUAMEN-TE PARTE DO ENCONTRO, ADESÃO E CONTEMPLAÇÃO DE JESUS CRISTO PRESENTE EM SUA IGREJA E SE DE-SENVOLVE, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, EM DIÁLO-GO COM OS CONTEXTOS EM QUE SE REALIZAM, ESTAS DI-RETRIZES SÃO OFERECIDAS A TODAS AS PARÓQUIAS, PAS-TORAIS, MOVIMENTOS, ASSOCIAÇÕES E ORGANISMOS ECLESIAIS DE NOSSA IGREJA PARTICULAR. QUE ELAS POS-SAM CONTRIBUIR PARA QUE A “ALEGRIA DO EVANGELHO” RENOVE PROFUNDAMENTE NOSSAS COMUNI-DADES E A-NIME CONTINUAMENTE NOSSO ENTUSIASMO MISSIONÁ-RIO.
O PAPA FRANCISCO, NA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA E-VANGELII GAUDIUM INDICOU OS CAMINHOS PARA O PER-CURSO DA IGREJA NOS PRÓ-XIMOS ANOS E CONVOCOU TODAS AS IGREJAS PARTICULARES A “AVANÇAR NO CA-MINHO DA CONVERSÃO PAS-TORAL MISSIONÁRIA”, A “NÃO DEIXAR AS COISAS COMO ESTÃO” E A SE “CONSTITUIR EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO”, REFORÇANDO E A-PROFUNDANDO AS GRANDES OPÇÕES DA CONFERÊNCIA DE APARECIDA.
AS DIRETRIZES NÃO COM-TÊM FÓRMULAS PASTORAIS MÁGICAS NEM SÃO CONS-TITUÍDAS BASICAMENTE DE NORMAS ESPECÍFICAS. SEU VALOR ESTÁ NO “ESPÍRITO” QUE ORIENTA E NA LUZ QUE APONTA O CAMINHO A TRI-LHAR. ASSIM, COM O ES-PÍRITO DE UMA IGREJA “EM SAÍDA” DESEJAMOS “ACOLHER” MELHOR OS QUE SE APROXIMAM; “CUIDAR” BEM DOS MEMBROS DA COMU-NIDADE E “PROCURAR” OS QUE SE ENCONTRAM LONGE. À LUZ DA CONFERÊNCIA DE APARECIDA, DA EXORTAÇÃO APÓSTÓLICA “A ALEGRIA DO EVANGELHO” E DAS DGAE DA IGREJA NO BRASIL QUEREMOS NOS COMPROMETER COM UMA IGREJA SEMPRE MAIS MINISTERIAL; CASA E ESCOLA DE COMUNHÃO E SA-MARITANA.
O QUE EU ESPERO DE TODOS OS CRISTÃOS DE NOSSA IGREJA PARTICULAR É O MÁXIMO DE FIDELIDADE ÀS PROMESSAS DO BATISMO E DA CRISMA, E, DE MODO ESPECIAL, DOS DIÁCONOS E PRESBÍTEROS TAMBÉM ÀS PROMESSAS DO SACRAMEN-TO DA ORDEM. TUDO NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA É COMUNHÃO E PARTICIPA-ÇÃO.
DEVEMOS AO MUNDO UM TESTEMUNHO DE COMU-NHÃO AFETIVA, TEOLÓGICA E PASTORAL ENTRE NÓS, COM A CAMINHADA DA I-GREJA NO BRASIL, NA AMÉ-RICA LATINA E CARIBE E, DE MODO, MUITO ESPECIAL COM O SANTO PADRE, O PAPA FRANCISCO.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO A PARTICIPAÇÃO E COLABO-RAÇÃO DE TODOS OS AGENTES DE PASTORAL DAS PARÓQUIAS, PASTORAIS, MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES, DE NOSSOS DIÁCONOS, PRESBÍTEROS E RELIGIOSOS, BEM COMO TODO TRABALHO E EMPENHO DOS MEMBROS DA COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL.
QUE DEUS, O PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOS ABENÇOE E QUE MARIA SANTÍSSIMA, ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO, NOS A-COMPANHE SEMPRE.
BOTUCATU, 15 DE NOVEMBRO DE 2017
DOM MAURÍCIO GROTTO DE CAMARGO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE BOTUCATU