Arquidiocese Arquidiocese

Arquidiocese de Botucatu

Releases e notas › 03/01/2018

Ano Arquidiocesano do Laicato

ANO ARQUIDIOCESANO DO LAICATO

 

Será organizado e realizado sob a Coordenação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral  contanto com a colaboração dos Padres Presidentes das 8 Comissões :

 

1- DIVULGAÇÃO Comissão  1 – Ministérios Ordenados e Vida Consagrada – Pe. Fernando Maróstica/ Comissão   8 – Cultura, Educação e Comunicação – Pe. Paulo Bronzato.

– A divulgação será feita em todos os Meios de Comunicação  possíveis.

2- ESTUDO  DO DOCUMENTO 105 DA CNBB E  TEOLOGIA DO LAICATO. Comissão 4 – Bíblico Catequético – Pe. Adauto José Martins /Comissão 2 – Laicato, Família e Vida – Pe. Lúcio Bento de Souza.

– Cursos, Palestras, Folders, Internet…

– Reorganização do Conselho Arquidiocesano de leigos – CAL

3- EVENTOS  CELEBRATIVOSComissão 5 – Liturgia – Pe. Edélcio Augusto Soares.

– Celebrações Paroquiais, Regionais e Arquidiocesanas

4- SEMANA MISSIONÁRIA EM JULHO 2018: Comissão 3  – Ação Missionária  e Cooperação Intereclesial – Pe. James Mwaura Mbugua, IMC

–  Organização, conteúdo, metodologia e formação dos Agentes

5- SEMANA DE  ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS (PENTECOSTES)  Comissão 6 – Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – Pe. Sebastião dos Santos.

–  Organizar a Semana de Unidade dos Cristãos em todas as Paróquias.

 

 

 

6- INICIATIVAS CONCRETAS: Comissão 7 –  Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz – Pe. José Francisco Antunes, CR

    –  Incentivo às Pastorais Sociais ( Criança, Idoso, Carcerária, Menor, Sobriedade, Vicentinos, Caritas, Campanha da Fraternidade, Pastoral dos Surdos  e Ecologia )

 

    – Implantação da Pastoral Fé e Política

 

    – Incentivo na participação dos Cristãos Leigos nos Conselhos Municipais

 

    – Constituição do Grupo de Estudo e Divulgação da Doutrina Social da Igreja

 

     – Congresso Arquidiocesano das Pastorais Sociais

 

7- DATAS ESPECIAIS

 

Abertura Arquidiocesana: 15/11/2017 – La Salle

 

   Paróquias: 26/11/2017 – Solenidade de Cristo Rei

 

           – Encerramento Arquidiocesano: 15/11/2018 – La Salle

              Paróquias: 25/11/2018 – Solenidade de Cristo Rei

 

                    ——————————————————————

DIRETRIZES ARQUIDIOCESANAS DE MISSÃO E PASTORAL – DAMP – 15/11/2017

APRESENTAÇÃO

COM RENOVADA CONS-CIÊNCIA DE QUE A EVAN-GELIZAÇÃO CONTINUAMEN-TE PARTE DO ENCONTRO, ADESÃO E CONTEMPLAÇÃO DE JESUS CRISTO PRESENTE EM SUA IGREJA E SE DE-SENVOLVE, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, EM DIÁLO-GO COM OS CONTEXTOS EM QUE SE REALIZAM,  ESTAS DI-RETRIZES SÃO OFERECIDAS A TODAS AS PARÓQUIAS, PAS-TORAIS, MOVIMENTOS, ASSOCIAÇÕES E ORGANISMOS ECLESIAIS DE NOSSA IGREJA PARTICULAR. QUE ELAS POS-SAM CONTRIBUIR PARA QUE A “ALEGRIA DO EVANGELHO” RENOVE PROFUNDAMENTE NOSSAS COMUNI-DADES E A-NIME CONTINUAMENTE NOSSO ENTUSIASMO MISSIONÁ-RIO.

O PAPA FRANCISCO, NA  EXORTAÇÃO APOSTÓLICA  E-VANGELII GAUDIUM  INDICOU OS CAMINHOS PARA O PER-CURSO DA  IGREJA NOS PRÓ-XIMOS ANOS E CONVOCOU TODAS AS IGREJAS PARTICULARES  A “AVANÇAR NO CA-MINHO DA CONVERSÃO PAS-TORAL MISSIONÁRIA”, A “NÃO DEIXAR AS COISAS COMO ESTÃO” E A SE “CONSTITUIR EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO”,  REFORÇANDO E A-PROFUNDANDO AS GRANDES OPÇÕES DA CONFERÊNCIA DE APARECIDA.

AS DIRETRIZES NÃO COM-TÊM FÓRMULAS PASTORAIS MÁGICAS NEM SÃO CONS-TITUÍDAS BASICAMENTE DE NORMAS ESPECÍFICAS. SEU VALOR  ESTÁ NO “ESPÍRITO” QUE ORIENTA  E NA LUZ QUE APONTA O CAMINHO A TRI-LHAR. ASSIM, COM O ES-PÍRITO DE UMA IGREJA “EM SAÍDA” DESEJAMOS “ACOLHER” MELHOR OS QUE SE APROXIMAM; “CUIDAR” BEM DOS MEMBROS DA COMU-NIDADE E “PROCURAR” OS QUE SE ENCONTRAM LONGE. À LUZ DA CONFERÊNCIA DE APARECIDA, DA EXORTAÇÃO APÓSTÓLICA “A ALEGRIA DO EVANGELHO” E DAS DGAE DA IGREJA NO BRASIL QUEREMOS NOS COMPROMETER COM UMA IGREJA SEMPRE MAIS MINISTERIAL; CASA E ESCOLA DE COMUNHÃO E SA-MARITANA.

O QUE EU ESPERO DE TODOS OS CRISTÃOS DE NOSSA IGREJA PARTICULAR É O MÁXIMO DE FIDELIDADE ÀS PROMESSAS DO BATISMO E DA CRISMA, E, DE MODO ESPECIAL, DOS DIÁCONOS E PRESBÍTEROS TAMBÉM ÀS PROMESSAS DO SACRAMEN-TO DA ORDEM. TUDO NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA É COMUNHÃO E PARTICIPA-ÇÃO.

DEVEMOS AO MUNDO UM TESTEMUNHO DE COMU-NHÃO AFETIVA, TEOLÓGICA E PASTORAL ENTRE NÓS, COM A CAMINHADA DA I-GREJA NO BRASIL, NA AMÉ-RICA LATINA E CARIBE E, DE MODO, MUITO ESPECIAL COM O SANTO PADRE, O PAPA FRANCISCO.

AGRADEÇO DE CORAÇÃO A PARTICIPAÇÃO E COLABO-RAÇÃO DE TODOS OS AGENTES DE PASTORAL DAS PARÓQUIAS, PASTORAIS, MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES, DE NOSSOS DIÁCONOS, PRESBÍTEROS E RELIGIOSOS, BEM COMO TODO TRABALHO E EMPENHO DOS MEMBROS DA COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL.

QUE DEUS, O PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOS ABENÇOE E QUE MARIA SANTÍSSIMA, ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO, NOS A-COMPANHE SEMPRE.

 

BOTUCATU, 15 DE NOVEMBRO DE 2017

 

DOM MAURÍCIO GROTTO DE CAMARGO

ARCEBISPO METROPOLITANO DE BOTUCATU

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.