Assembléia Arquidiocesana das pastorais, associações, movimentos e entidades sociais.

No dia 15 de junho, realizou-se a reunião das pastorais, associações, movimentos e entidades sociais de Botucatu e região. A reunião contou com a presença do arcebispo, dom Maurício, do Vigário Geral e assessor das Pastorais Sociais, Pe. J. Francisco Antunes CR, membros da Cáritas e mais vinte e cinco pessoas dos diversos movimentos sociais das cidades que compõe nosso território Arquidiocesano. Dom Mauricio abriu a reunião manifestando a gratidão e a satisfação pelos trabalhos de todos e fez um panorama sobre a importância do apostolado no âmbito social como essência da vida da Igreja Católica. Padre Francisco agradeceu a presença de dom Mauricio e salientou as dimensões da comunhão e da obediência do povo para com o Ordinário Local. A senhora Ivanira conduziu um momento de oração e partilha sobre o Evangelho de São Mateus e o grão de mostarda vindo ao encontro de toda fala do arcebispo. A presidente da Cáritas, Keila Capuano, fez uma apresentação sobre a Cáritas: sua missão, objetivos, desafios e projetos. Patricia Shimabuku, representante da Equipe Pastoral, colocou-se, juntamente com sua equipe, a disposição de todos os movimentos seja na formação quanto no acesso as politicas públicas. A seguir, todos os movimentos fizeram a apresentação dos seus trabalhos e dificuldades que necessitam de ajuda da Cáritas. Daniel Carvalho do Comitê contra a Reforma, que conta com a representação de cerca de quarenta entidades de Botucatu, apresentou a proposta do grupo de dialogar sobre a Reforma estando a disposição para visitar os grupos presentes na reunião. Padre Francisco manifestou a satisfação do arcebispo em relação deste Comitê e disse que a Arquidiocese está à disposição para um culto ecumênico. Por fim, padre Francisco falou sobre o recurso da Campanha da Fraternidade 2019. As entidades e organismos interessados devem mandar seus projetos até quinze de julho. Estes serão apreciados pela Diretoria da Cáritas para avaliação dos contemplados. A reunião foi encerrada com a oração e a benção de envio do padre Francisco.

Que em tudo Deus seja glorificado

Tiago José Paixão Soares Primeiro Secretário da Diretoria da Cáritas de Botucatu