Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP
Realizou-se, dia 03 de agosto de 2023, das 9h às 12h, na Paróquia SCJ, a terceira reunião deste ano do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP
Assuntos tratados:
1- ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA 2024
Aprovado o esboço para a organização e realização da Assembleia Arquidiocesana 2024, que será apresentado para avaliação dos Padres e Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos, durante os meses de agosto e setembro de 2023.
PROPOSTA
ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA 2024
1- OBJETIVO: 1- Avaliação das atividades Catequético-Litúrgico-Pastorais da Arquidiocese de Sant´Ana de Botucatu, no período que vai de 2014 a 2023; 2- Propor novas iniciativas em vista da concretização do Projeto Arquidiocesano de Pastoral: a implantação de uma Pastoral que seja decididamente Missionária. Ou seja, com Paróquias Ministeriais, Casas e Escolas de Comunhão e Samaritanas, cuidando bem de quem já participa, acolhendo bem quem nos procura e procurando pelos afastados
2- METODOLOGIA. Será usado o método Ver – Julgar – Agir a partir dos textos das Diretrizes Arquidiocesanas de Missão e Pastoral (DAMP) e do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos ( DAPS).
OBS: O método Ver-Julgar e Agir – que se tornou conhecido na realidade latino-americana, nasceu no seio da Ação Católica dos anos 50, na Bélgica, e encontrou um campo fértil para seu desenvolvimento na Igreja da América Latina.
Nos países latino-americanos, esse método foi recebendo novas características de acordo com as necessidades e compreensão teológico-pastoral. Foram acrescentados, por exemplo, os itens “celebrar” e “avaliar“. Em muitos lugares esse modelo é chamado de “método participativo“, colocando em destaque o aspecto “comunhão e participação“.
O Arcebispo de Belém (PA) e um dos Delegados do Brasil na V Conferência de Aparecida (2007) Dom Orani João Tempesta, disse que os brasileiros já estão acostumados a trabalhar com esse Método e que o mesmo será de grande ajuda na elaboração do Documento final da V Conferência de Aparecida. ( Fonte: Canção Nova – 17/05/2007)
3- ESPAÇOS E ETAPAS DE AVALIAÇÃO E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
A Avaliação e as Propostas de novas iniciativas pastorais serão realizadas seguindo o seguinte Cronograma:
* De dezembro de 2023 a Janeiro de 2024: Distribuição do texto das Diretrizes Arquidiocesanas de Missão e Pastoral (DAMP) e do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos (DAPS) para leitura pessoal online nas Comunidades, Paróquias, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais)
* Fevereiro e março de 2024: avalição nas Comunidades Urbanas e Rurais, nos Setores e em outros Grupos atuantes no território da Paróquia.
* Abril e maio de 2024: avalição nas Pastorais e Movimentos
* Junho e Julho de 2024: avaliação nas Paróquias
* Agosto e setembro de 2024: avaliação nas Regiões Pastorais e Coordenações Arquidiocesanas
* Outubro de 2024: elaboração do Documento Final da Assembleia Arquidiocesana 2024
* 15/11/2024: Promulgação das decisões da Assembleia Arquidiocesana e celebração do Envio
OBS: Cada Espaço ou Etapa terá as suas respectivas perguntas.
4- CONVOCAÇÃO OFICIAL. A convocação oficial da Assembleia Arquidiocesana 2024 será no dia 15 de novembro de 2023, por ocasião do Encontro da Família Arquidiocesana.
5– ABERTURA OFICIAL. A abertura oficial da Assembleia Arquidiocesana 2024 será no 1º Domingo de fevereiro, dia 04/02.
6- COMPOSIÇÃO DOS ESPAÇOS E ETAPAS
– Em todos os Espaços e Etapas da Avaliação e da apresentação de Propostas, a presença dos Coordenadores será obrigatória; a presença de outros membros, fica a critério de cada Espaço e Etapa.
7- AS PERGUNTAS. Para cada Espaço ou Etapa da Avaliação e da Proposta de novas iniciativas pastorais haverá perguntas gerais e outras mais detalhadas.
- SOBRE AS COMUNIDADES URBANAS E RURAIS, SETORES E OUTROS GRUPOS
– Como se encontra Comunidade ou o Grupo ao qual você pertence? Quais são os pontos positivos? Quais são os pontos que precisam melhorar?
– Outras perguntas.
- SOBRE AS PASTORAIS, MOVIMENTOS, ASSOCIAÇÕES E ORGANISMOS ECLESIAIS
– Como se encontra a Pastoral, Movimento, Associação ou Organismo Eclesial ao qual você pertence? Quais são os pontos positivos? Quais são os pontos que precisam melhorar?
– Outras perguntas.
- SOBRE A PARÓQUIA
– Como se encontra a Paróquia à qual você pertence? Quais são os pontos positivos? Quais são os pontos que precisam melhorar?
– Outras perguntas.
- SOBRE AS REGIÕES PASTORAIS
– Como você percebe o desenvolvimento do trabalho pastoral em nível de Região Pastoral? Quais são os pontos positivos? Quais são os pontos que precisam melhorar?
– Outras perguntas.
- SOBRE A ARQUIDIOCESE EM GERAL
– Como você avalia a situação atual da Arquidiocese de Sant´Ana de Botucatu? Quais são os pontos positivos? Quais são os pontos que precisam melhorar?
– Outras perguntas.
- SOBRE O PROJETO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL ( que consiste na implantação na Arquidiocese de uma Pastoral que seja decididamente Missionária)
– Qual foi o grau de participação no Projeto Arquidiocesano de Formação (PAF) por parte das Comunidades, Paróquias, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais?
– A Arquidiocese de Sant´Ana de Botucatu cresceu nesse período no processo de implantação de uma Pastoral que seja decididamente Missionária como pedem o Documento de Aparecida, o Papa Francisco e a CNBB?
OBS: 1- Esta Proposta (Esboço) foi aprovada pelo CAMP, hoje, dia 03 agosto de 2023, e será apresentada aos Padres nas RPs, e aos Coordenadores Arquidiocesanos das Pastorais e Movimentos, durante os meses de agosto e setembro de 2023.
2- No dia 05/10/2023, será realizada uma reunião extraordinária do CAMP, para recolher as sugestões e aprovar o Anteprojeto que será reavaliado na reunião do CAMP, no dia 07/11/2023.
3- No dia 09/12/2023, na reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral Ampliado ( CAMPA) será aprovado o Projeto da Assembleia Arquidiocesana em todos os seus detalhes.
4- Durante o inteiro processo de organização e realização da Assembleia Arquidiocesana 2024 contaremos com a Assessoria do Pe. José Adalberto Vanzella, especialista em Teologia Pastoral, por diversos anos Assessor de Pastoral da CNBB, e, atualmente, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Caraguatatuba, SP,
2- 15/11/2023. ENCONTRO DA FAMÍLIA ARQUIDIOCESANA. Sob a Coordenação do CAMP, com 7 representantes de cada Paróquia, será realizado no Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, das 08h às 16h, com a seguinte programação:
– 8h- Café, Acolhida e Oração
– 09h – Palestra (1ª Parte):
– 10h – Intervalo
– 10h15– Palestra ( Conclusão)
– 11h- Santa Missa na Matriz
– 12h – Almoço no Salão Paroquial.
– 13h – Apresentação das RPs.
– 15h – Intervalo
– 15h30 – Arcebispo – Convocação para a Assembleia Arquidiocesana 2024.
– 16h – Encerramento
Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros!
Sempre agradecido!
Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral