Notícias › 02/08/2021

Cruz da JMJ vai percorrer a Espanha em setembro e outubro

Incentivar os jovens a participar nos atos da JMJ Lisboa 2023 é uma das motivações para a peregrinação da Cruz no país que acolherá o encontro internacional, mas desta vez percorrerá toda a Península Ibérica.

Um calendário preciso das datas e cidades de toda a Espanha para onde irá a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na sua peregrinação pela Península Ibérica, até chegar a Lisboa em 2023.

A organização da JMJ, atualmente a cargo da Igreja portuguesa, quis, de uma forma muito especial, que a Cruz, símbolo que acompanha os jovens na preparação destes dias, pudesse peregrinar pelas dioceses espanholas nos meses de setembro e outubro de 2021.

A Cruz da JMJ chegará à fronteira com a Espanha no domingo, 5 de setembro, ao meio-dia. Especificamente na Paróquia de María Auxiliadora de Fuentes de Oñoro, Diocese de Ciudad Rodrigo, onde se realizará uma cerimônia de acolhida e após seguirá para Ciudad Rodrigo.

Paradas de um dia nas pequenas cidades e entre dois e quatro dias em metrópoles como Madrid e Barcelona, ​​Sevilha ou Valência e uma viagem às Ilhas Canárias. E no dia 29 de outubro, encerramento da peregrinação da Cruz da JMJ, chegará a Ayamonte, na Diocese de Huelva, onde terá lugar a Celebração Eucarística por volta das 18h30. Na conclusão, às 19h30, o ato de despedida e às 20h30 a Cruz retorna a Portugal atravessando a fronteira pelo rio Guadiana.

A Jornada Mundial da Juventude tem dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Estes símbolos acompanham de maneira muito especial os jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude em seu país. Como em toda JMJ, os símbolos peregrinam por todas as dioceses do país que acolherá o grande evento.

Vatican News Service – ATD

FONTE: VATICAN NEWS