Dom Mauricio realiza reunião com Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP

Realizou-se, hoje, dia 16 de fevereiro de 2023, das 9h às 12h, na Paróquia SCJ, sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, a primeira reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP, com a participação de todos os seus membros: Arcebispo, Vigário Geral, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Representante dos Presbíteros e os 4 Padres Coordenadores das RPs.

Assuntos tratados:

• PASTORAL VOCACIONAL. A convite do Arcebispo, o Pe. Thiago Rodrigues Ferreira, Assessor Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, apresentou a Programação deste ano, com as suas diversas atividades, que vão desde os Encontros nas RPs como a participação da Pastoral Vocacional no Dia Nacional da Juventude.

Acolhendo sugestões do CAMP, a Pastoral Vocacional fará alguns ajustes nas datas e horários, que serão comunicados no momento oportuno.

• DIRETÓRIOS DOS MINISTÉRIOS EXTRAORDINÁRIOS. Com as últimas sugestões apresentadas pelo CAMP, os três (3) Diretórios serão, agora, encaminhados ao Arcebispo para as suas considerações finais, aprovação e promulgação.

A- DIRETÓRIO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA PALAVRA – MEP. Por decisão do Arcebispo, esse Diretório vai aguardar mais um pouco para a sua promulgação, considerando que está para ser publicado um documento da Igreja com novas orientações para esse Ministério Extraordinário.

B- DIRETÓRIO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARISTICA – MECES.  Já está praticamente pronto, sendo necessário apenas algumas adequações práticas que serão realizadas pelo Pe. João Paulo Sillio, Assessor dos MECEs, em conjunto com a respectiva Coordenação Arquidiocesana. Em seguida, será apresentado ao Arcebispo, para aprovação e promulgação.

C- DIRETÓRIO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DAS EXÉQUIAS – MEE.  Com necessidade de poucas adequações, o texto inteiro será avaliado pelo Pe. Bruno Gonçalves, Assessor Arquidiocesano desse Ministério Extraordinário, e apresentado ao Arcebispo, para aprovação e promulgação.

OBS: Esses Diretórios estão sendo elaborados desde o ano de 2021, num processo que contou com a participação dos Padres nas RPs, dos Assessores Arquidiocesanos e Coordenação Arquidiocesana, como no caso dos MECEs.

É um processo mais demorado, mas, que expressa melhor a natureza da Igreja e a garantia de uma maior adesão às orientações estabelecidas.

• CAMPANHA DA FRATERNIDADE.
  • Considerando a importância da CF para a vida da Igreja e a espiritualidade quaresmal, a partir deste ano, resgatando o que já foi realizado na Arquidiocese no passado, serão criados Grupos Paroquiais para o estudo, divulgação e execução da CF nas Paróquias. No segundo semestre, as Paróquias serão convidadas a enviar alguns Representantes para fazer parte dessa organização.
  • A Pastoral da Comunicação, agora, diretamente sob a orientação da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral está se reorganizando, com a criação de um novo Site para a Arquidiocese. Na reunião do CAMPA, dia 4/3, serão apresentadas  as novas coordenadas, serviços  e orientações para as Paróquias, Pastorais e Movimentos.
  • DECLARAÇÃO DE NULIDADE MATRIMONIAL
  • Na retomada de suas atividades no pós pandemia, o Tribunal Eclesiástico de Botucatu, com sede em Assis, encontra-se diante de um número muito grande de processos em andamento.

Na Arquidiocese de Botucatu, os 4 Juízes  Instrutores das 4 Câmaras Eclesiásticas, sob a orientação do Arcebispo, estão trabalhando, seja na organização e encaminhamento dos processos como numa melhor preparação das Secretarias Paroquiais, no momento de iniciar o processo de Declaração de Nulidade Matrimonial.

• Na reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral Ampliado – CAMPA, que será realizado no próximo dia 4/3, um sábado, das 9h às 12h, na SCJ, serão tratados dois (2) assuntos: A Campanha da Fraternidade 2023 e as atividades da PASCOM.
  • CENTENÁRIO DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
  • Na Novena do Centenário ( de 14 a 22/09) e na Missa Solene da Festa (23/09/23, às 10h,  a Paróquia  SCJ está se organizando no sentido de contar com a participação de todas as Paróquias da Arquidiocese, com a presença de seus Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais, como também dos membros do Apostolado da Oração e de outros Paroquianos. Para isso será apresentada, o quanto antes,  aos Párocos uma proposta de participação na Novena.
  • A próxima reunião do CAMP será no dia 04/05, das 9h às 12h, na SCJ

Sempre agradecido!