Dom Maurício se reúne com religiosos da Arquidiocese

No último dia 20 de setembro, os religiosos presentes na Arquidiocese Sant’Ana de Botucatu reuniram-se, com o Arcebispo Dom Mauricio Grotto de Camargo, na Casa Geral das Irmãs Servas do Senhor para retomar, após os dois anos de pandemia, as atividades da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), que tem como finalidade animar a vida consagrada, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos Institutos Religiosos.

Estiveram presentes as seguintes famílias religiosas: Servas do Senhor; Irmãs de Santa Ana; Freis Capuchinhos; Servas dos Pobres (Vicentinas); Missionários da Consolata; Salvatorianos e Irmãs Marcelinas. Unidos em oração com as Congregações que não estavam presentes, mas que também fazem parte da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB ) de Botucatu: os Irmãos Lassalistas, os Monges Cisterciences, as Irmãs Franciscanas do Coração Imaculado de Maria e as Irmãs dos Anciãos Desamparados.

Dom Mauricio iniciou o encontro valorizando a presença da Vida Religiosa na Arquidiocese como força que ajuda a expandir o Reino de Deus a partir do testemunho na vivencia do carisma de fundação e fez uma síntese histórica da presença das primeiras Congregações que vieram para Botucatu. Pe. Francisco, Vigário Geral da Arquidiocese, animou os (as) religiosos (as) a colaborarem na pastoral vocacional nas paróquias e comunidades através de uma presença mais constante nas mesmas.

Ao final do encontro, após a apresentação das Congregações aconteceu a eleição da nova Diretoria da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) – Botucatu. A eleição foi conduzida pelo Pe. Maciel, membro da coordenação precedente, considerando que da antiga equipe alguns membros já não estão na Arquidiocese. Após um breve momento de discussão, foram definidos os seguintes nomes: Frei Sebastião dos Santos (Capuchinho); Ir. Francine Aparecida da Silva (Irmãs de Santa Ana) e Ir. Ana Paula Santos da Silva (Vicentina), que em reunião posterior definirão suas incumbências. Com desejo de caminhar juntos partilhando a vida, alegrias, esperanças e sonhos, foi definido também o calendário de 2023 com possíveis datas para encontros formativos e confraternização.

Fonte: PasCom Botucatu