Grupo de Estudos Leão XIII

Neste módulo a ministrante apresentou a visão da Doutrina Social da Igreja como meio de santificação e serviço a Deus e ao próximo.
A pessoa humana deve ser o parâmetro para o trabalho visando a dignidade do homem.
Segundo a DSI o trabalho humano tem seu valor ético, o qual, sem meios termos, permanece diretamente ligado ao fato de aquele que o realiza ser uma pessoa.
O trabalho possui duas dimensões: objetiva (aquilo que se exerce) e subjetiva (a pessoa que exerce.
O trabalho deve servir ao homem e não o contrário. A Doutrina Social tem enfrentado as relações entre o trabalho e capital, salientando seja a prioridade do primeiro sobre o segundo, seja sua complementaridade.
Por fim, o trabalho é um direito fundamental e é um bem para o homem: um bem útil, digno porque apto a exprimir e acrescer a dignidade humana.

Tiago José Paixão Soares
Coordenador Arquidiocesano da Fé e Política