Grupo de estudos Leão XIII

Etapa 1: Doutrina Social da Igreja
Tema: Família, célula vital da sociedade (Capítulo V)

Neste módulo o ministrante trabalhou a família como célula vital da sociedade algo querido por Deus e que precede o Estado. O Estado deve estar a serviço da defesa da família. Somente pela defesa e restauração da família segundo os desígnios de Deus teremos uma sociedade sadia e justa.
Segundo a Doutrina Social da Igreja o Sacramento do Matrimônio enquanto instituição divina deve ser sinal visível da união de N.S.Jesus Cristo e da Igreja.
O documento ainda trata do papel primário da família na educação e na formação da criança enquanto sujeito único e social.
O documento de 2004 já alertava sobre os perigos da ideologia de gênero, do fechamento a vida. Por fim tratou da família como protagonista da vida social: “as famílias, longe de ser somente objeto de ação política, podem e devem ser sujeito de tal atividade, diligenciando ‘para que as leis e as instituições do Estado não só não ofendam, mas sustentem e defendam positivamente os seus direitos e deveres. Em tal sentido, as famílias devem crescer na consciência de serem protagonistas da chamada política familiar e assumir a responsabilidade de transformar a sociedade'”. (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 247).

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Tiago José Paixão Soares
Coordenador Arquidiocesano da Fé e Política