“ Laudate Deum e a Pastoral da Ecologia Integral – Vocação cristã e Universal”

Realizou-se, hoje, dia 07 de maio de 2024, das 09h às 12h, no Seminário Diocesano Rainha dos Apóstolos, em Marília, a 2ª reunião deste ano do Sub- Regional de Botucatu, da CNBB,  com o  tema:  Laudate Deum e a Pastoral da Ecologia Integral – Vocação cristã e Universal”

Pela Arquidiocese de Botucatu, participaram os Padres Adauto José Martins e Fernando Maróstica, pela Pastoral Presbiteral; o Pe. Thiago Rodrigues Ferreira, pela Campanha da Fraternidade; o Diácono Luiz Carlos dos Santos e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

Após a oração inicial conduzida pela Diocese de Ourinhos, no Auditório, Dom Luiz Antônio Cipolini, Bispo Diocesano de Marília e Presidente do Sub Regional de Botucatu, acolheu os  participantes e o Pe. Anatoli Gradisk, Secretário do Sub Regional, apresentou o Assessor Prof. Dr. Luciano Rodolfo de Moura Machado, natural de São José dos Campos, SP, pós graduado em  Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba; pós-graduado em Ecologia Integral pela Universidade Antonianum (Roma), Mestre em Ensino e História das Ciências da Terra pela Unicamp e Doutor em Educação pela Universidade de São Francisco. Aatualmente, é coordenador da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB. Em 2023 publicou sua tese de doutorado pela Editora Dialética, com o título: “ Laudato Si’: Prática educativa para uma Ecologia Integral”.

Concluída a exposição, seguiu-se um breve espaço de tempo para as considerações dos participantes, com o Assessor recordando  que a Ecologia Integral será o tema da Campanha da Fraternidade 2025.

Algumas Comunicações, Oração Final e almoço…

Próxima reunião do Sub Regional de Botucatu: dia 08 de agosto de 2024.

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral