Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Botucatu

Pároco: Côn. Joinville Antonio de Arruda

Vigário Paroquial: Pe. Nelson Maria Brechó da Silva

Terça 19h30 na Capela São Judas
Quarta 15h (Matriz) 19h30 (Capela Santo Expedito)
Sábado 17h (Capela São Judas) 19h(Matriz)
Domingo 9h (Matriz) 17h (Capela Santo Expedito) 19h (Matriz)
Capela São Francisco – Vista Alegre: Último domingo do mês às 10h30
Capela N.S. Aparecida – Araquá: 3º domingo do mês 9h30
Capela Santo Expedito: Todo dia 19 Missa Votiva às 19h30
1ª Sexta-feira: 19h30 na Matriz
Batismo todo segundo domingo do mês durante a Missa das 9h
Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h e das 13h às 17h
Sábado: das 8h às 12h

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, cuja Igreja Matriz esta localizada na Praça Adolfo Dinucci  S/N , Vila Antártica , Botucatu / SP ; Foi criada oficialmente aos 15 de Novembro de 1980 por Decreto Canônico de Sua Excelência Reverendíssima Dom Vicente Macheti Zioni , DD . Arcebispo Metropolitano de Botucatu .

Encomendada e Abençoada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal , a Imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou em Botucatu no ano de 1954 sendo recebida com grande festa pela população da Cidade e conduzida em Procissão até a Catedral Metropolitana onde foi festivamente acolhida e coroada por Dom Henrique Golland Trindade  o qual determinou que a mesma visitasse todas as Paróquias da então ainda Diocese de Botucatu que na época abrangia também todo território das atuais Dioceses de Bauru e de Ourinhos e encarregou de acompanhar a Imagem Peregrina o jovem frade capuchinho Frei Afonso Maria Lorenzon .

Terminada a Peregrinação por diversas Paróquias e Cidades de nosso interior paulista a Imagem retornou a Botucatu e ficou sendo venerada em um altar lateral na Igreja do Sagrado Coração de Jesus,  na Vila dos Lavradores.

Em 1964 a Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi levada em Procissão até uma Capela de madeira construída pelos moradores da Vila Antártica, na esquina entre as Ruas Donato de Credo e N Sra de Fátima , frente à Praça da  atual Matriz.

Desde então grande sempre foi a devoção dos moradores dessa região da cidade a NSra de Fátima e todos os anos no mês de Maio começou-se a realizar a Festa da Padroeira tendo em vista o propósito de se adquirir um terreno maior e se construir uma grande Igreja a Nossa Senhora.

No inicio dos anos 70 Dom Vicente Zioni deu a Benção da Pedra Fundamental da nova Igreja e em 1980 com o Templo construido , embora ainda sem os acabamentos , elevou o mesmo à  Sede de uma Nova Paróquia desmembrada da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e nomeou o Pe. Agostinho Cola como 1° Pároco .

Atualmente a Paróquia possui em seu território 12 pequenas comunidades de base e quatro Capelas , sendo elas : Capela São Francisco de Assis , nas Chácaras Vista Alegre ; Capela N Sra Aparecida,  na Fazenda Santa Maria do Araquá ; Capela Santo Expedito,  no Jardim Eldorado e Capela São Judas Tadeu , no Jardim Itamarati .

A Paróquia envolve , dentre tantos , os principais Bairros : Vila Antártica , Vila Ferroviária , Residencial Plaza Martins , Vila Paulista , Vila Nova Botucatu , Vila NSra de Fátima , Jardim Planalto , Jardim Eldorado , Jardim Continental , Jardim Universitário , Jardim Panorama, Jardim Real Parque , Jardim Itamarati , Jardim Ipê ,  Cambuí e Jardim Ouro Verde I e II , numa abrangência populacional de mais de 20.000 habitantes , dos quais , mais de 50% professam a Fé Católica .

A Festa da Padroeira se comemora anualmente aos 13 de Maio e o atual Pároco , Côn. Joinville Antonio de Arruda , tomou posse aos 25 de Janeiro de 1997.