Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

Santuário Nossa Senhora da Piedade - Lençóis Paulista

Santuário Nossa Senhora da Piedade – Lençóis Paulista

Praça Padre José Magnani, S/Nº - CENTRO – CEP 18681-027 – Lençóis Paulista – SP

Telefone: (14) 3263-0289

piedade@lpnet.com.br https://www.santuariopiedade.com.br/

Data de criação: 15 de Abril de 1858

Dia da festa da padroeira: 15 de setembro – Nossa Senhora da Piedade

Pároco: Pe Adauto José Martins

Vigário Paroquial: Pe. Manoel Francisco Pais

Diácono Permanente: Diác. Germano Zimmermann


Horário de Missas na Matriz – Santuário:

Segunda-feira, Terça-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado – 19h30

Quarta: 15h com benção dos doentes

Domingo 9h, 18h30 e 20h

Capela Nossa Senhora dos DesamparadosDiariamente 7h30

Capela São Miguel (cemitério)Segunda-feira às 16h00

Capela São Benedito Sábado as 18h00

Capela do Hospital N.S.Piedade – Quintas-feiras às 15h

Horário de atendimento da Secretaria:

Segunda-feira: 13H às 17H

Terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h às 17h00

Sábado: 8h às 12h

E-mail: santuariopiedade@gmail.com

Telefones: (14)3263-0130 | 3263-0289

A Paróquia foi citada no documento de doações de terras a Nossa Senhora da Piedade em 22/07/1858, quando Lençóis foi elevada à categoria de Freguesia, o que nos dá a certeza de que ela foi criada anteriormente a esta data, ao que tudo indica, no dia 15 de Abril de 1858.

A Paróquia abrangia Agudos, Bauru, Pederneiras e outras vilas em formação. Os casamentos e batizados de toda essa região eram celebrados aqui. O primeiro padre que esteve na direção da nova Paróquia foi o Pe. Antonio de Sant’Anna Ribas Sandim.

A primeira Igreja foi construída no alto da cidade. Era de madeira, rústica e pequena. Pe. José Magnani, quando aqui chegou para assumir a Paróquia, em 1877 escreveu a respeito da Igreja Matriz: “Em vinte e cinco de Fevereiro, dia da minha chegada, como parocho, nesta Villa, não havia Igreja. A matriz velha de madeira, sita no alto da Villa, havia caído em grande parte. Tinha-se construído uns metros de alicerce sem desenho nem solides, para edificar abaixo uma Matriz nova, mas tudo parou”. O mesmo Pe. José Magnani providenciou a construção da matriz que permaneceu até a década de 50 quando foi demolida.

O Pe. Salústio Rodrigues Machado foi pároco de Lençóis de 1939 a 1955, quando faleceu. Por 16 anos, ele teve grande influência em todos os setores da nossa cidade. Compôs uma comissão e idealizou a construção de uma nova Igreja Matriz, a qual ele mesmo inaugurou. A Igreja nova foi sendo construída nos fundos do terreno da Matriz existente. Quando chegou o momento em que se precisava derrubar a igreja velha para continuar a construção, a Igreja Matriz foi “transferida” para um salão na esquina da Rua Geraldo Pereira de Barros com a Rua Nove de Julho, permanecendo aí até a inauguração da nova Matriz, que se deu no dia 19 de março de 1953, uma Quinta-feira, festa litúrgica de São José. A grande festa da inauguração durou de 17 de fevereiro a 19 de março daquele ano.

A cidade de Lençóis cresceu ao redor da Igreja Matriz. Porém, com o desenvolvimento, novos bairros foram surgindo e sentiu-se a necessidade de se construir novas Igrejas na cidade. Em 1987, quando era pároco o Pe. João Amâncio da Costa Novaes, foram criadas as Paróquias de São José, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro e São Paulo, desmembradas da Paróquia-Mãe de Nossa Senhora da Piedade. Em 1999, mais uma vez para atender os bairros novos, foi criada a Paróquia Cristo Ressuscitado, também desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Já era nosso pároco o Pe. Carlos José de Oliveira. A Paróquia Mãe, hoje, é composta pelos bairros centrais da Cidade.

De 1969 a 1989 foi nosso pároco o Pe. João Amâncio da Costa Novaes. Liderou a Paróquia com dinamismo criando movimentos e eventos marcantes. Foi responsável pelo Calzinho, time de futebol que divertiu e educou gerações de jovens. Foi cooperador zeloso do arcebispo Dom Vicente Marchetti Zione. Várias missões populares foram realizadas pelos missionários redentoristas, setorizando a Paróquia e desenvolvendo o trabalho da Pastoral do Dízimo.

Em 22 de Dezembro de 1996 assumiu como nosso pároco o Pe. Carlos José de Oliveira, recém chegado de Roma. A Paróquia se preparou com esmero para a celebração do ano 2000, vivendo o tríduo proposto pelo Papa João Paulo II. Em função do Ano Santo de 2000, a Matriz da Piedade foi declarada, por Dom Antonio Maria Mucciolo, então arcebispo de Botucatu, Santuário Jubilar, transformando-se no destino de romeiros de toda a região, a fim de lucrarem as indulgências plenárias daquele Ano Santo. A pedido do pároco e de toda a comunidade, no dia 20 de agosto de 2000, Dom Antonio Maria Mucciolo assinou o Decreto de Criação do Santuário Arquidiocesano na cidade de Lençóis Paulista para que tenha para sempre a designação de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade.

A partir de então muitas iniciativas foram tomando corpo em nossa comunidade. Muitas pastorais e grupos foram criados. A Matriz, agora Santuário, passou por três reformas, concluiu-se o salão paroquial e construiu-se o Centro Catequético João Paulo II, com oito salas de aula, sala de vídeo e sanitários. Edificou-se também, o Centro Mãe da Caridade, com cinco salas para serviços sociais e atendimentos, além de salas para Pastoral da Liturgia, Música, depósitos e almoxarifado. A cozinha do Salão Paroquial foi totalmente reformada e equipada. Todas as dependências do complexo Paroquial receberam o nome dos Santos Apóstolos e Invocações Marianas. A comunidade paroquial construiu e entregou a Capela Nossa Senhora do Rosário no Bairro do Cajú. Construiu-se também a Casa Mãe da Piedade, que durante onze anos acolheu milhares de irmãos necessitados. Grupos de costuras, artesanato e doação de fraldas geriátricas passaram a fazer parte do dia-a-dia paroquial.

Uma nova setorização de toda a paróquia foi realizada. O território paroquial conta hoje com sete setores e 247 áreas missionárias. Foi lançado o Jornal Voz Católica, que é entregue em todos os lares da Paróquia através das (os) mensageiras (os) que se responsabilizam, também, pela entrega dos cartões de aniversário e convites paroquiais. 116 capelinhas de Nossa Senhora da Piedade percorrem as residências dos paroquianos. Várias obras foram editadas nestes anos: Livro Histórico da Paróquia, Hinário Paroquial, Devocionário de Nª. Senhora Da Piedade, Rosário Bíblico. De 2008 a 2011 toda a Bíblia foi lida e explicada pelo Pároco, em programas radiofônicos e CDs. O Cerco de Jericó, realizado no início da Quaresma, reúne milhares de pessoas em oração e adoração a Jesus Eucarístico. A procissão aérea com o Santíssimo Sacramento é um momento marcante todos os anos na vida da cidade.

A organização e reestruturação de pastorais e movimentos, com a implantação do ECC, retiros, encontros e acampamento para crismandos tem motivado centenas de pessoas a participarem ativamente da vida paroquial. Do ano 2000 até hoje tivemos oito ordenações sacerdotais em nosso Santuário e atualmente a Paróquia tem quatro seminaristas preparando-se para o sacerdócio.

Em 2008, por ocasião dos 150 anos da Cidade e da Paróquia, a Praça do Santuário foi totalmente remodelada e em 2009 recebeu oito imagens em tamanho natural, representando as Dores de Nossa Senhora.

Destaque especial em torno da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, foi o retorno do feriado municipal de 15 de Setembro. A data voltou a ser celebrada com Solenidade. Uma grande Festa tem sido organizada, com a participação, inclusive, de cantores de fama nacional. Tornou-se a segunda maior festa da cidade, reunindo milhares de pessoas, atraídas pelo belo ambiente e barracas de comes e bebes. Exposições de carros antigos, orquídeas, procissões motorizadas, de bicicletas e shows musicais tem marcado a Festa da Padroeira. Três dimensões da mesma Festa são preparadas com carinho por centenas de paroquianos: a dimensão recreativa, que acontece nas praças, a dimensão missionária e a litúrgica. A dimensão missionária consta de visita das mensageiras a todos os lares para o anúncio da Festa da Padroeira. Outra visita é realizada com a presença de uma religiosa que abençoa todas as casas e comércios. São mais de 10 anos de bênçãos anuais a todas as residências da Paróquia. Cada paroquiano, durante a Festa da Padroeira, recebe um cartão aonde pode escrever seus pedidos a serem depositados aos pés da imagem de Nossa Senhora da Piedade. Grande participação e emoção marcam os dias da Festa da Rainha de Lençóis. Na sua parte litúrgica, a participação das demais Paróquias da cidade, os bispos e sacerdotes convidados, as encenações, paraninfos, convidados e consagrações dão sabor especial. Toda a Festa aponta para o dia especial no calendário lençoense: o dia 15 de Setembro. Com solenidade e emoção, no entardecer do dia 15, os fiéis se reúnem em torno dos mais de 30 andores das demais Paróquias e respectivas Capelas, e seguem em procissão Aquela que, escolhida por Deus, agora é aclamada pelos seus filhos lençoenses com um grito de alegria e fé: “Viva Nossa Senhora da Piedade!”.  E, ao mesmo tempo, a súplica continua, confiante e lençoense: “Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós e protegei nossa cidade”!

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário Nossa Senhora da Piedade