Macatuba realiza a tradicional dramatização da Paixão de Cristo, confira a programação completa da Semana Santa
Na década de 60, a cidade de Macatuba no interior paulista, acolhia no seio da comunidade Paroquial Santo Antônio o reverendo Pe. José Corsini que no desempenhar de suas funções observou dois aspectos: os talentos de seus paroquianos e a paisagem da pequena cidade.
Durante as missas dominicais havia um grupo formado por mulheres denominado de Pia união das filhas de Maria, que encenavam em todas as missas. E como que por uma inspiração divina no ano de 1968 encenaram o nascimento de Cristo e a partir dai, por que não a via sacra? Sê já se tem um relevo propicio para isso!
Assim as ideias foram sendo formuladas, até que no ano de 1970 tem-se a primeira encenação da paixão de Cristo, entretanto o único personagem que não era desempenhado era o próprio Cristo. Como assim? Não se tinha uma carga de atuação, mas sim como de uma procissão, para melhor ressaltar era usada a imagem de Cristo e no acompanho de outros figurantes.
É válido deixar claro que na época para representar Cristo crucificado, um artista da cidade local conhecido por Virgílio (cujo há pinturas no salão paroquial) reproduziu em escala maior de mdf o Cristo crucificado. Somente no ano de 1971 começa-se a atuação do personagem principal.
O teatro foi alicerçado nas narrações do Evangelista João, baseado em muitas pesquisas de documentos, pinturas etc. o intuito, era e é, chegar próximo à realidade. Para isso todos os esforços possíveis são feitos desde personagens, roupas, objetos.
Com o ano 1973 tem-se em Macatuba um reflexo imensurável de pessoas, que buscam a partir do trabalho da criatividade de cada membro uma autentica expressão de fé alicerçada no caminho de Cristo.
No entanto no ano de 1985 acontece um abalo paroquial, na manhã de domingo de ramos o Pe. José Corsini é encontrado morto em sua casa. Alertado por paroquianos, Dom Vicente Ângelo José Marchetti Zioni se faz presente e como pai espiritual aconselha que os trabalhos desempenhados continuem e assim sustentados em Deus fizeram do teatro uma expressão total de amor.
Na despedida do Pe. Corsini a senhora Doralice (que fundamenta todas estas palavras) prometeu em seu discurso que enquanto houver ar em seus pulmões ela se dedicará a realização desta Semana Santa.
Dito e feito conhecida como Dora pelos paroquianos ela se doa totalmente a cada detalhe; sua vida é fazer esta peça acontecer, para isso assim que se encerra a semana santa ela põe-se a pensar e planejar o próximo ano, o mais intrigante que ela nunca se preocupou com a porcentagem de público, afinal tudo o que é feito é obra de evangelização e se atingir uma pessoa que seja ela estará exultante de alegria.
O Grupo denominado Pe. José Corsini se dedica integralmente para reviver os passos de Cristo ao ponto de quem quer conhecer a presença espiritual da comunidade Santo Antônio não deve se focar somente na sexta-feira santa, tudo se inicia no Domingo de ramos e deste ponto, há uma caminhada até o sábado santo. Quem assim pensava que Macatuba realizava somente a via crucis se enganou! É preciso lavar os pés, cear, ser entregue, morrer e ressuscitar! Todos estes atos são encenados durante o andar da semana santa.
Quem visita Macatuba em um mês de antecedência pode notar que a rua que dá acesso à frente da paróquia se encontra impedida e muitas estruturas em pé, o salão paroquial se torna um verdadeiro ateliê e claro a expectativa do povo já se faz muito presente.
A partir de todo o trabalho descrito nós comunidade Santo Antônio de Macatuba-Sp, convidamos você a reviver os passos de Cristo nesta semana santa juntamente conosco! Venha ter uma experiência memoriável de fé esperança e claro muito amor.
Programação da Semana Santa:
29/03 – DOMINGO DE RAMOS
07H- Bênção dos Ramos, entrada triunfal de Jesus a Jerusalém.
Bênção de Ramos: São Marcos, 11, 1 – 10
Local: Praça do Cruzeiro, em seguida, Procissão até a Igreja Matriz e Santa Missa.
10H- Bênção dos Ramos, entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Bênção de Ramos: São Marcos, 11, 1- 10
Local: Centro Educativo Mário Rosa, em seguida, Procissão até a Igreja Cristo Rei e Santa Missa.
19H- Santa Missa na Comunidade Santa Rita
30/03- SEGUNDA-FEIRA SANTA
19H30- Via Sacra nas Comunidades
31/03- TERÇA-FEIRA SANTA
19H- Procissão do Encontro
Mulheres: Praça Juliano Lorenzetti.
Homens: Praça Centenário.
01/04- QUARTA-FEIRA SANTA
07H- Santa Missa – Igreja Matriz
19H30- Celebração da Palavra – Comunidades Santa Rita e Cristo Rei
19H30- Santo Terço – Igreja Matriz
02/04- QUINTA-FEIRA SANTA
19H30 – Cerimônia de Lava Pés – Igreja Matriz.
Adoração ao Santíssimo Sacramento após a Santa Missa até às 12H da Sexta-Feira Santa.
03/04- SEXTA-FEIRA SANTA
14H30 – Celebração da Paixão do Senhor – Igreja Matriz
16H – Dramatização da Paixão de Cristo
04/04- SÁBADO SANTO (VÍGILIA PASCAL)
20H- Santa Missa com benção do Fogo Novo na Igreja Matriz
( lembrar da vela com proteção)
Após a Santa Missa, encenação da Ressurreição de Jesus Cristo.
05/04- DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
07H – Missa – Igreja Matriz
08H30 – Missa – Comunidade Cristo Rei
10H – Missa – Comunidade Santa Rita
19H – Missa – Igreja Matriz