#Muticom2015 #Muticom2015

Sem categoria › 15/07/2015

#Muticom2015 teve início na noite de hoje (15), em Vitoria – ES

IMG_6066O 9º Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação, teve início na noite de hoje (15), no Centro de Convenções em Vitória – ES. Nossa Arquidiocese está sendo representada pelo seminarista Marco Raphael, responsável pelo Portal da Arquidiocese e pelo funcionário da Cúria Arquidiocesana, Fagner Souza que também colabora na Equipe de Comunicação.
A abertura oficial do encontro que reúne na capital capixaba os principais comunicadores da Igreja Católica no Brasil, foi realizada por Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Metropolitano de Vitória e contou ainda com a presença do Bispo Auxiliar, Dom Rubens Sevilha e do Presidente da Comissão de Comunicação da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Darci José Nicolini, Bispo Auxiliar de Aparecida – SP. O evento contou ainda com a presença do vice-governador do estado do Espírito Santo, César Conrado e de membros da Conferência Episcopal Alemã que atuam na área da Comunicação. O tema central a ser discutido nesses quatro dias é “Ética nas Comunicações”.
Dom Luiz acolheu a todos os presentes e agradeceu a todos os colaboradores do 9º Muticom e desejou que todos “sejam bons comunicadores segundo os valores do Evangelho”.
Na sequência, o Pe. Gildásio Mendes, doutor em Comunicação ministrou a primeira palestra que abordou o tema central do Mutirão. Em sua fala, Pe. Gildásio falou da importância da temática da “Ética nas Comunicações”, e levou a todos a refletirem o alcance que tem os diversos serviços de comunicação da Igreja Católica, e de que forma a mensagem comunicada é acolhida por todos. Também tratou da grande influência que as mídias digitais tem nos dias atuais, e apontou que a pessoa humana reflete nas redes sociais aquilo que vive no cotidiano.
Segundo Pe. Gildásio, um dos desafios da Igreja é o de explicar que o mundo virtual é criação divina, pois comunicação é luz, levando dessa forma com que todos compreendam Deus como um sujeito que quer se relacionar conosco. O Muticom segue até o próximo sábado (18) e deve contar com palestras e grupos de trabalham que irão focar na importância de uma comunicação com ética nos dias atuais.

Texto: Marco Raphael, Arquidiocese de Botucatu.