Nova coordenação do Sul 1 e dos seus respectivos Sub-Regionais

Realizou-se de 31 de maio a 01 de junho de 2023, a 85ª Assembleia do Sul 1, da CNBB, com a presença dos Arce (Bispos) e dos Padres Coordenadores de Pastoral das Arqui (Dioceses)  do Estado de São Paulo.

Terça-feira (30/05): 12h – Almoço / 14h- Hora Média, presidida por Dom Pedro  Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Sul 1, da CNBB / 14h30: Acolhida e apresentação do Relatório financeiro- pastoral dos últimos quatro  anos, por parte da Presidência/ 18h – Santa Missa com Vésperas/ 19h- Jantar.

Quarta-feira (31/05): 7h – Santa Missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo/ 08h – Café e início das atividades com a palestra “ Igreja em saída pelas periferias”  proferida por Dom Joel Portella   Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e ex- Secretário Geral da CNBB.

12h – Almoço/ 14h – Hora Média presidida por Dom João Inácio Muller, Arcebispo de Campinas, e Privativas dos Arce(bispos) para as Eleições do Sul 1,  e reunião  dos Coordenadores de Pastoral com o Pe.  Marcos   Barbosa, Assessor de Pastoral da CNBB, com o tema das próximas Diretrizes Gerais.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES DOS BISPOS:

PRESIDÊNCIA DO SUL 1:

Presidente:  Júlio  Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba

Vice-Presidente: Dom Moacir  Silva – Arcebispo de Ribeirão Preto

Secretário: Dom Carlos Silva, OFMCap. – Bispo Auxiliar de São Paulo – Região Brasilândia.

PRESIDENTES DOS SUB-REGIONAIS:

– São Paulo: Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo

– Aparecida: Dom Wilson Luis Angotti Filho, Bispo de Taubaté

– Sorocaba: Dom Manuel Ferreira dos Santos Junior, Bispo de Registro, MSC

– Campinas: Dom Luiz Carlos Dias, Bispo de São Carlos

– Botucatu: Dom Antônio Luiz Cipollini, Bispo de Marília

– Ribeirão Preto I: Dom Eduardo Pinheiro, Bispo de Jabotical

– Ribeirão Preto II: Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo de São José do Rio Preto.

18h30: Vésperas presididas por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu/ Jantar.

Quinta-feira (01/06): 7h – Santa Missa presidida por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba e novo Presidente do Regional Sul 1, da CNBB / 8h- Café/ 8h45 – Apresentação das Pastorais, Comunicações, posse oficial  da Nova Presidência,  Hora media  e Encerramento.

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral