Pastoral Catequese: Batismo, Primeira Eucaristia, Perseverança, Crisma, Catequese de Setor Adultos e Escola Catequética.

Botucatu, 12 de maio de 2023

Irmãos e Irmãs

Saúde e Paz!

Realizou-se, nas duas primeiras quartas-feiras de maio, as reuniões online do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral com as Coordenações Arquidiocesanas dos 6 Grupos que compõem o Pastoral Catequese: Batismo, 1ª Eucaristia, Perseverança, Crisma, Catequese de Setor Adultos e Escola Catequética.

CONSTATAÇÕES:

• A PASTORAL DO BATISMO E A CATEQUESE DE ADULTOS. Estão presentes praticamente em todas as Paróquias da Arquidiocese. Os dois grupos, todavia, não estão organizados e funcionando de modo satisfatório, ou seja, nas Paróquias cada um desses grupos segue seu próprio conteúdo e metodologia.

Não está sendo levada em consideração a 3ª Parte do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramento: as Orientações Pastorais.

DESAFIO: Completar a Coordenação Arquidiocesana, articular o trabalho nas Regiões Pastorais e investir na formação dos Catequistas desses dois (2) Grupos.

• 1ª EUCARISTIA, PERSEVERANÇA E CRISMA. As Coordenações Arquidiocesanas da 1ª Eucaristia e Crisma estão bem-organizadas e funcionando, com boa articulação entre as Coordenações Regionais e Paroquiais. A Perseverança, por sua vez, está em fase avançada de organização. As reuniões online são de grande ajuda na economia de tempo e dinheiro. Mas os três (3) Grupos querem continuar investindo também nos encontros presenciais.

DESAFIOS:

1- Nem todas as Paróquias seguem o critério de idade (8anos) para a 1ª Eucaristia e (13) para a Crisma, o conteúdo (mesmo material)   e a duração do tempo de preparação (3 anos) para a 1ª Eucaristia e (1 ano) para a Crisma,  como estabelece o Diretório dos Sacramentos, o que acarreta sérias dificuldades, sobretudo  por ocasião das transferências;

2- O envelhecimento e o cansaço dos atuais Catequistas, muitas vezes sobrecarregados por conta de outras funções que exercem nas Paróquias, sem a necessária recomposição do quadro, com a presença de novos Catequistas;

3- As despesas com material e com eventos são preenchidas com iniciativas que a Catequese realiza nas Paróquias ou tiradas do próprio bolso. Algumas Paróquias assumem ou, pelo menos, ajudam no pagamento das despesas que ocorrem durante o ano; 4- As dificuldades no uso da linguagem, das dinâmicas e nos diálogos   com os Catequizandos da era digital, em especial com os Adolescentes da Crisma.

A Pastoral da Perseverança continua usando esse nome, mas constata que as Paróquias se servem também de outros nomes para designar esse trabalho, sem presença obrigatória, realizado com os Adolescentes na faixa de 11 e 12 anos de idade, tais como: Acampamento, Adolescência Missionária, Pastoral dos Adolescentes… Alguns desses Adolescentes são Coroinhas e Acólitos.

A Pastoral da Crisma vem apresentando como sugestão um cronograma com Temas bem definidos que funcione como Texto Base para uso em todas as Paróquias.

• A ESCOLA CATEQUÉTICA. Está funcionando online, com 230 Catequistas inscritos: RP1 – 20; RP2– 79; RP3 – 71; RP4 – 60.

Servindo-se da plataforma Teams, com Lista de presença, e produzindo vídeo youtube, que pode ser acessado em outros momentos. Nesse caso, o aluno, ao final da Aula, de mais ou menos 50 minutos, elabora um Resumo do conteúdo e envia à Coordenação da Escola Catequética.

A taxa, tanto de inscrição como mensal, é de R$ 15 reais por aluno. Os Professores recebem R$ 100 reais por aula.

A duração do Curso é de dois (2) anos, e no final, se  o aluno preencheu todos os requisitos, recebe um Certificado de Conclusão assinado pelo Diretor da Escola Catequética e pelo Arcebispo.

OUTRAS CONSTATAÇÕES:

• O Setor Pastoral Catequese, embora cada Grupo tenha seu próprio objetivo, conteúdo e metodologia, está realizando um trabalho muito interessante: as reuniões das Coordenações Arquidiocesanas são marcadas num mesmo dia, horário e local, com oração e lanche em comum, e espaços separados para as reuniões dos respectivos

O mesmo esquema é usado nas reuniões das Coordenações Regionais.

• O trabalho do Assessor Arquidiocesano, Danilo José de Almeida, da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel, SP, casado, pai de 3 filhos, e graduado em Teologia pela Uninter  e em Doutrina Social da Igreja pela FAJOPA, está sendo avaliado como muito positivo.

Quando o Danilo, por conta do trabalho profissional que exerce,  não pode participar das reuniões do Sub-Regional ou do Sul 1, participa o Pe. Nelson Maria Brechó.

• É com grande satisfação e muito esperança que o Setor Pastoral Catequese espera e se prepara para o Dia do Catequista, que neste ano será em Avaré, SP. A previsão é que, neste ano, participem também os Catequistas da Pastoral do Batismo e da Pastoral da Catequese de Adultos.

A próxima rodada de conversas online do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, nas 4ªs feiras, com três opções de horários : 19h, 20h e 21h,  será com o Setor Pastoral Movimentos.

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral