Notícias da Arquidiocese › 29/03/2019
Resoluções do Colégio de consultores e Conselho de Presbíteros
REUNIÃO DO COLÉGIO DE CONSULTORES – 28/03/2019
ASSUNTOS TRATADOS:
1- O Advogado, Dr. Eduardo José DaherZacharias, membro do Conselho Arquidiocesano de Administração, apresentou relatório sobre a situação atual do Contrato entre a Arquidiocese de Sant´Ana de Botucatu e a Empresa Mulotto, referente ao projeto de construção de 4 Edifícios em terreno da Mitra Arquidiocesana, na cidade de Botucatu, com a explicitação dos acordos feitos e das cláusulas pertinentes que garantem segurança para ambas as partes.
2- O Côn. Émerson Rogério Anizi, com a participação do Dr. Eduardo José DaherZacharias, comunicou aos membros do Colégio de Consultores que o Conselho Arquidiocesano de Administração está estudando a questão do pagamento ou isenção de impostos, taxas e condições de melhorias por parte das Paróquias da Arquidiocese de Botucatu e o procedimento legal a ser seguido.
3- Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, considerando as atuais necessidades da Arquidiocese,apresentou os valores das Taxas paroquiais, já analisados e aprovados na última reunião do Colégio de Consultores, e, que serão recolhidos entre agosto de 2019 e agosto de 2020. Terminado esse período, o assunto será novamente avaliado. Os Padres Coordenadores das RPs vão conversar com os Padres sobre essa questão, e, ao mesmo tempo, solicitar deles uma relação, a mais completa possível, da situação econômica de cada Paróquia.
4- Em resposta ao Pároco e ao Conselho de Administração Paroquial – CAP – da Paróquia de São Manuel, em São Manuel, SP, que, em nome da Paróquia, solicitavam diminuição no valor da Taxa mensal enviada à Cúria Arquidiocesana, o Colégio de Consultores, considerando a realidade de todas as Paróquias da Arquidiocese, determinou que a Taxa da Paróquia de São Manuel não sofrerá o aumento que foi estabelecido para todas as outras. Por outro lado, o Conselho Arquidiocesano de Administração se coloca à disposição da Paróquia para auxiliar nos procedimentos que se fizerem necessários em vista da sua estabilidade econômica.
5- Quanto à Campanha de Solidariedade com a Diocese de Pemba, em Moçambique, o Colégio de Consultores, após analisar diversas propostas aprovou a seguinte: Cada Paróquia da Arquidiocese, sob a coordenação e organização do Padre Coordenador da RP, fará a doação de R$ 280,00 por mês, ao longo de 8 meses. O valor arrecadado será entregue pelos Padres Coordenadores das RPsna Cúria Arquidiocesana até o dia 15/11/2019, data do Encontro da Família Arquidiocesana.
6- Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano apresentou alguns dados do Contrato celebrado entre a Arquidiocese de Botucatu e a Prelazia de Itaituba, no Estado do Pará, onde se encontram exercendo seu ministério presbiteral, os Padres Carlos EduardoRodrigues e Ricardo Vieira Pinto. A Arquidiocese de Botucatu assumiu as seguintes despesas: INSS, Plano de Saúde e o pagamento de um salário mínimo para cada um dos Padres, por um período de um ano.
7- O Arcebispo também falou sobre o trabalho que está sendo feito em vista da criação do Tribunal Eclesiástico de Botucatu, possivelmente, em 2020. No momento, as Câmaras Eclesiásticas continuam trabalhando e se organizando da melhor maneira possível, garantindo a celeridade e a segurança dos processos.
Pe. José Hergesse – Secretário do Colégio de Consultores
REUNIÃO DO CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE PRESBÍTEROS – CAPRE – 28/03/2019
ASSUNTOS TRATADOS:
1- Dom Maurício está em contato com Bispos para pregar o Retiro Anual do Clero que acontece em Agudos , no Seminário Sto Antônio de 05 a 09/08/19.
2- Padres que estão sentindo, no momento, a necessidade de transferência devem apresentar o pedido por escrito ao Arcebispo.
3- Pe. Heregesse, apresentou a proposta feita pelo Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP, de ser criada a Pastoral Presbiteral, coordenada pelo Pe. Adauto, Representante dos Presbíteros, mas com a participação dos 4 Padres Coordenadores das RPs. A proposta foi aprovada.
4- Nossa Arquidiocese estuda a proposta de acolher a Congregação dos Salvistas.
5- Pe Cristiano Pedroso Robles, missionário Claretiano renovou a permanência na Arquidiocese por mais um Ano.
6- Pe. Luigi Curnis, missionário do Pime, renovou contrato de mais dois anos com a nossa Arquidiocese.
Pe. Adauto José Martins – Secretário do CAPRE