Reunião Reunião

Resumo da Reunião do CAMP

CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE MISSÃO E PASTORAL CAMP

São membros do  CAMP: Arcebispo, Vigário Geral, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, os 4 Padres Coordenadores das RPs, o Representante dos Presbíteros e a Secretária.

REUNIÃO – 07 DE MARÇO DE 2019

Assuntos tratados:

1- REGIÕES PASTORAIS.  Função do Padre Coordenador da RP: Coordenar e incentivar o trabalho pastoral dos Padres e Leigos na RP, sempre em comunhão com as orientações arquidiocesanas.

A- Reuniões com os Padres: – 4 reuniões porano. 1ª parte: Um tema sobre Formação apresentado por um Padre da RP; 2ª parte:Assuntos da Arquidiocese e Região.
B- Reuniões com os Coordenadores Regionais: – 4 reuniões por ano.

1ª parte: Um tema sobre Formação apresentado por um Coordenador Regional daRP; 2ª parte:  Apresentação dos Relatórios e Assuntos da Arquidiocese e Região.

OBS:  Cada RP estabelece as datas de suas reuniões.

2- PASTORAL PRESBITERAL. Sugestão a ser apresentada na próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Presbíteros – CAPRE – dia 21 de março, da possibilidade de criação da Pastoral Presbiteral,coordenada pelo Representante dos Presbíteros e mais os 4 Padres Coordenadores das RPs.

3PROJETO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO2018-2024

-2018: Composição e capacitação das Equipes Regionais e Paroquiais de Formação.

– 2019: Aplicação do conteúdo do Kerígma(Anúncio, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão) nas Paróquias pelas Equipes Paroquiais de Formação

– 2020: 1º Semestre: Divulgação do conteúdo das Diretrizes Arquidiocesanas de Missão e Pastoral – DAMP – nas Paróquias pelas Equipes Paroquiais de Formação

2º Semestre: Divulgação do conteúdo do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos DAPSnas Paróquias pelas Equipes Paroquiais de Formação.

TRIÊNIO 2021-2023

Aprofundamento dos 3 temas das Diretrizes e dos 3 temas do Diretório dos Sacramentos

2021:  Temas: Paróquia Ministerial e Cuidar

2022: Temas: Paróquia Casa e Escola de Comunhão e Acolher

2023: Temas: Paróquia Samaritana e Procurar

2024: Assembleia Arquidiocesana de Avaliação e Planejamento dos próximos anos.

OBS: Todos os subsídios que serão usados pelas Equipes Paroquiais de Formação estão sendo preparados pela Comissão Arquidiocesana de Formação.

4– DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DOS SACRAMENTOS. Como tinha sido estabelecido na promulgação– dia 15/11/2017  ainda que seja ad experimentum, o texto oficial do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – DAPS – é o que se encontra na página da Arquidiocese, no espaço Orientações, e somente será revisado em 2024, depois das diversas etapas realizadas segundo o cronograma do Projeto Arquidiocesano de Formação: estudo, conhecimento, aplicação e avaliação.

Nas RPs, sob a Coordenação dos Padres Coordenadores, já neste ano, terá início o estudo do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos em vista de uma maior contato com o texto inteiro ou pelo menos, com as partes que exigem mais atenção e aprofundamento.

5ATUALIZAÇÃO DO CLERO. Aprovada a sugestão da Comissão Arquidiocesana de Formação que o assunto deste ano do Curso de Atualização do Clero, de 21 a 24 de outubro, em Agudos, SP, seja o Kerígma ( Anúncio, Conversão, Discipulado, Comunhão e Missão) e apresentado pela própria Comissão Arquidiocesana de Pastoral, com palestras, cantos e dinâmicas apropriadas.

6– PROJETO PEMBA. Confirmada a sugestão do Arcebispo da criação de uma Equipe Arquidiocesana que cuide do aspecto missionário da Arquidiocese interagindo com os Padres que já estão em lugares de missão, com as Paróquias da Arquidiocese, e também o modo de ajudá-los e de apoiá-los em suas atividades missionárias. Como também outras iniciativas missionárias como a contribuição com a Diocese de Pemba, em Moçambique. Em relação a essa campanha até agora, a proposta que está prevalecendo é a de contribuição por RP no valor de R$ 25 mil reais, totalizando os R$ 100 mil que tinha sido solicitado. O assunto será decidido na próxima reunião do Colégio de Consultores, dia 21 de março.

7ENCONTRO COM OS (AS) SECRETÁRIOS (AS) PAROQUIAIS. Será realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dia 26/03, uma terça feira, das 09h às 12h. O tema: A espiritualidade missionária dos Secretários (as) Paroquiais. Nesse encontro não serão tratados  assuntos relacionados à Economia, por ser esse de competência do Ecônomo Arquidiocesano.

8– ESCLARECIMENTO. Desde o ano passado, e nos preparando, no momento possível e oportuno, para outras etapas da organização arquidiocesana, estamos trabalhando com dois espaços: 1- Cúria Arquidiocesana, sob a coordenação do Ecônomo Arquidiocesano e funcionários da Cúria,  cuidando daquilo que se relaciona ao  Patrimônio, Contabilidade e Arquivo; 2- Centro Arquidiocesano de Pastoral, sob a coordenação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e a funcionária designada, cuidando do que diz respeito à Pastoral em geral.  Telefone: (14) 3354-7544/ E.MAIL: CENTROARQUIDIOCESANODEPASTORAL@ARQUIDIOCESEBOTUCATU.ORG.BR

8- Próxima reunião: 06 de junho de 2019

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral