Santuário de Aparecida de São Manuel completou 109 anos de dedicação

O Santuário Nossa Senhora Aparecida localizado no Distrito de Aparecida, em São Manuel – SP, comemorou no último domingo, 02, os 109 anos de sua dedicação. Foi em 02 de fevereiro de 1911 que o atual templo foi inaugurado. Segundo dados do Livro Tombo da Paróquia a inauguração se deu  após cerca de três anos do início de sua construção, datada em 1908.

Na época de sua dedicação, o local era denominado como “Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida”, que em pouco tempo foi elevada a “Santuário Diocesano” por Dom Lúcio Antunes de Souza, o primeiro bispo da Diocese de Botucatu. O Santuário de Aparecida de São Manuel é considerado o primeiro santuário da Arquidiocese. Outra curiosidade é que também leva a denominação de segundo Santuário a ser dedicado à Padroeira do Brasil após o Santuário Nacional de Aparecida – SP.

No entanto, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Água da Rosa, antigo nome do distrito, foi criada em abril de 1870 e pertencia a Diocese de São Paulo. Seu primeiro pároco foi o Padre Antônio Ronsini.

A história da devoção a Nossa Senhora teve início por volta de 1840, e em 1858 foi inaugurada a primeira capela, que foi substituída pelo atual Santuário. O local é um dos principais pontos turísticos-religiosos da região, e atraí todos os anos milhares de fiéis e romeiros, especialmente durante as festividades da “Assunção de Nossa Senhora” que culminam na grande concentração de devotos no dia 15 de agosto.

Fonte: PasCom Arquidiocese de Botucatu.