Igreja em saída Igreja em saída

Arquidiocese passa a contar com serviço específico para atendimento às pastorais

ARQUIDIOCESE DE SANT´ANA DE BOTUCATU

Prezados amigos e irmãos Cristãos Leigos e Leigas,  Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas de nossa querida Igreja Particular de Botucatu,

Paz e bem!

Com grande alegria e satisfação abrimos, neste mês de junho, o Centro Arquidiocesano de Pastoral propriamente dito. Agora, em local separado da Cúria, mas não sem vínculo com ela, no prédio do Antigo Seminário, passa a funcionar de forma regular e, acreditamos, mais eficaz no atendimento e serviço em favor das pastorais, movimentos, associações e organismos de nossa Arquidiocese. Trata-se de mais um importante passo com o objetivo de facilitar o processo de conversão pastoral, de promoção de uma “Igreja em saída” , toda ministerial, samaritana e, cada vez mais,  comunidade de comunidades. Que Deus, o Pai de Jesus Cristo – Bom Pastor –, abençoe com muitos e bons frutos todos os trabalhos de nosso Centro de Pastoral  e Maria Santíssima, Estrela da Evangelização, e sua Mãe e nossa padroeira Santana nos acompanhem hoje e sempre com sua proteção.

Botucatu, 04 de junho de 2018

+  Dom Maurício Grotto de Camargo

Arcebispo Metropolitano de Botucatu

Botucatu, 04 de junho de 2018  – Segunda-feira da 9ª  do Tempo Comum

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu.

Saúde e Paz!

Com a Apresentação oficial  feita pelo Arcebispo,  oferecemos, agora, algumas informações básicas em relação ao funcionamento do  Centro Arquidiocesano de Pastoral:

• O Centro Arquidiocesano de Pastoral, enquanto espaço vinculado à Cúria Arquidiocesana e em comunhão plena e dependência direta do Arcebispo,  exerce sua função  sob a Coordenação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

• Atribuições da Funcionária:

– Acolher bem e orientar da melhor maneira possível, pessoalmente, por telefone ou e-mail, facilitando a vida das pessoas que nos procuram, e dando  atenção especial aos nossos irmãos e irmãs  mais simples que buscam  por orientação pastoral.

– Conhecer o conteúdo do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – DAPS,  das Diretrizes Arquidiocesanas e Missão e Pastoral – DAMP, e das Atas ou Resumos das reuniões dos Conselhos Arquidiocesanos para fornecer as orientações necessárias.

– Manter-se informada, através da leitura das Atas e de outros meios disponíveis, a respeito da  caminhada das Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais, para as necessárias informações quanto solicitadas.

– Elaborar o Calendário Arquidiocesano de Pastoral e o Guia Informativo.

– Alimentar e atualizar o Banco de Dados da Arquidiocese.

– Repassar informações da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

– Organizar a aquisição de material em conjunto: Folhetos de Missa, Novena de Natal, Campanha da Fraternidade… Quando isso for possível, o pagamento será feito pela Conta Pastorais, com o material enviado diretamente no endereço da Paróquia solicitante e o reembolso através da Taxa mensal enviada pela Cúria Arquidiocesana.

-Agendar e controlar as chaves das Salas do Centro Arquidiocesano de Pastoral: CP I e CP II.

– Administrar a  Conta Pastorais.

– Assessorar os Secretários (as) Paroquiais naquilo que se refere aos aspectos pastorais.

Horário de funcionamento: De 2ª  a 6ª das 09h às 13h e das 14h às 18h. Aos sábados, das 08h às 12h.

Nome da Secretária: Ana Lúcia Amaral Fontes

• Telefone: (14) 3354-7544

• Início da atividades: 11 de junho de 2018

———————————-

OBS:   Além dessas funções, a Secretária do Centro Arquidiocesano de Pastoral continua sendo  responsável:

–  Pela emissão de Certidões de Batismo, Crisma e Matrimônio. A solicitação, pagamento e retirada, porém,  serão  realizados na Cúria Arquidiocesana;

– Pela função de Notária da Câmara Eclesiástica da RP1, cuja sede, a partir do próximo dia 11 de junho, será numa das Salas do Centro Arquidiocesano de Pastoral.

– Pelo  agendamento dos Eventos da Casa Santo Inácio.

Rezemos pelo Arcebispo. Rezemos também uns pelos outros!

Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral