61ª Assembleia Geral termina com pedido de esperança para o povo brasileiro

A 61ª edição da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao seu término nesta sexta-feira, dia 19, em Aparecida.

Para a última coletiva foram convidados os membros da presidência da CNBB: Dom Jaime Spengler, Presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom João Justino de Medeiros Silva, Vice-Presidente da CNBB e Arcebispo de Goiânia (GO) e Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, Segundo Vice-Presidente da CNBB e Arcebispo de Olinda e Recife (PE).

No último encontro com os jornalistas, os membros do CNBB fizeram um apanhado de como foram esses últimos dias de partilha entre os bispos. Segundo a presidência, a assembleia se encerra deixando um marcante compromisso com a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Motivo de grandes reflexões, os bispos concentraram seus esforços em abordar questões cruciais para a vida da Igreja no país. O Sínodo dos Bispos, que se estende de 2021 a 2024, foi objeto de análise detalhada, destacando a importância de uma participação ativa e engajada dos fiéis no processo de escuta. Também foi enfatizada a importância de se escutar os próprios membros do episcopado, que podem contribuir, uns com os outros, compartilhando suas experiências particulares de evangelização.

“(Durante a assembleia) escutamos não só aqueles que preparam conteúdos muito seleto, que são apresentados aos bispos, mas também escutamos uns aos outros, e essa espécie de ‘tecido’ que se forma com tantas escutas fortalece cada um de nós no sentido da missão no retorno às nossas dioceses.”, disse Dom João de Medeiros Silva.

Na coletiva, o Jubileu de 2025, momento significativo para a Igreja, foi outro tema destacado, visando preparar a comunidade católica para celebrar esse marco com renovado fervor espiritual e compromisso evangelizador.
A presidência também lembrou da juventude, sempre presente nos debates da CNBB, recebeu especial atenção, reconhecendo-a como protagonista essencial na construção do presente e do futuro da Igreja.

Estratégias para envolver os jovens nas atividades pastorais e fortalecer sua fé foram discutidas com entusiasmo e dedicação.

Por fim, Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, trouxe uma palavra de esperança. O Presidente pediu para haja esperança nos corações do povo. Sendo este o principal pedido que a assembleia de 2024 quer deixar. “Nós temos um novo verbo na nossa Língua Portuguesa, que foi o Papa Francisco que criou, por assim dizer. ‘Esperançar’. Todos nós precisamos ‘esperançar’. ‘Esperançar’ vida melhor para a nossa gente, nosso povo, nas diversas realidades.”, concluiu o Arcebispo de Porto Alegre.

Texto | Pascom | Regional Sul 1 – CNBB

Fotos | CNBB