115 anos de Apostolado da Oração em Avaré

O Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Avaré completa 115 anos e para celebrar esta data, acontece no próximo sábado, 16, às 19h, a Missa em Ação de Graças por este importante Movimento da Igreja.
A Celebração, que será no Santuário (Matriz), deverá reunir membros do Apostolado da Oração de todas das paróquias da Região Pastoral de Avaré (RP-2).
Conheça a história dos 115 anos do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Avaré-SP:
Em 1907, o Pároco Pe. Carlos Pereira Bicudo, no dia 19 de julho iniciou o Apostolado da Oração na Comunidade. Entre os documentos, foram encontrados alguns livros onde foi registrado acontecimentos desta belíssima história.
No dia 04 de junho de 1920 foi registrada a Ata do Apostolado da Oração cujo a Presidente Maria das Dores Pires Novaes e vice Emília Machado, assinada por Dom Lúcio – Bispo de Botucatu e Pe. Adelino da Costa Gaitto – Vigário Paroquial do ano vigente.
Em 1935 Pe. Celso Ferreira fazia parte como vigário da Paróquia achando–se satisfeito em encontrar um Apostolado bem organizado e com um bom número de zeladoras. Na época, o Apostolado era formado por Presidente, Vice-presidente, Procuradora, secretária e zeladoras. As zeladoras zelavam por seu grupo com visitas e orações para que não desanimassem na frequência das reuniões e atividades do Apostolado.
O Apostolado da Oração também tinha sua formação masculina. Em 1947 o Presidente era o Sr. Francisco José Oliveira, Vice- presidente Sr. José Machado, como secretário Sr. João Felisbino Guimarães, tesoureiro Sr. José Ramos de Oliveira e continha 16 zeladores. No ano de 1949 Pe. Emílio fazia parte destas reuniões mensais.
Pe. Celso Ferreira já com o título de Monsenhor Celso participou até 1968, onde em 1970 teve a participação do Pe. Beraldo onde a Presidente era Ana Novaes de Carvalho e a Vice-presidente Ottilia Menck Contrucci.
Já em 1974 os membros assinavam a Revista “Mensageiro” onde até hoje é usada nas reuniões.
Em 1975, no mês de abril, tiveram a primeira presença do Vigário Pe. Almir dos Santos Pereira onde disse estar muito satisfeito com o Apostolado da Oração.
Também os Párocos Pe. José Francisco Gonçalves (Paquito), Pe. Tarcísio Cesar de Oliveira Pinto, Cônego Alberto Fernando Campezato e Pe. Sebastião dos Santos deixaram registradas suas histórias na Comunidade.

Hoje, o Pároco, Pe. Bruno Oliveira, que também é membro do Apostolado da Oração, tem como formação Pastoral a

Coordenação Eloisa de Fátima Alves, Vice-coordenação Tânia Diniz Dantas, Tesoureira Galdina da Silva e Silva, secretária Josetita Alves Santa Rosa e vários membros. A Revista “Mensageiro” ainda é usada para as reuniões e reflexões, com a tecnologia com o aplicativo Clik to Play e Youtube. Toda primeira sexta-feira do mês é celebrada a Hora Santa e a Santa Missa com exposição do Santíssimo em Reparação as ofensas ao Sagrado Coração de Jesus.

O Apostolado da Oração é pilar da Igreja, é máquina que puxa todos vagões da Paróquia, com nossas orações “diárias”sustentamos e levantamos nossa Igreja, unidos as intenções do Papa somos missionários de dentro de casa com o olhar para o mundo!

Fonte: PasCom Santuário Nossa Senhora das Dores de Avaré
Registros nos Livros do Apostolado da Oração da Comunidade