Memória Memória

Sem categoria › 15/08/2017

15 de agosto de 2017: 10 anos de falecimento de D. Vicente Zione

Dez anos atrás partiu deste mundo o 5º bispo e 2º Arcebispo de Botucatu: Dom Vicente Ângelo Marchetti Zione.

Ele faleceu aos 95 anos depois de algumas complicações devido a uma pneumonia que teve.

Dom Vicente morava na Vila dos Meninos em Botucatu onde veio a falecer.

Ele nasceu em 14 de dezembro de 1914. Foi ordenado sacerdote em 11 de abril de 1936 na basílica São João de Latrão em Roma e bispo em 29 de junho de 1955 para ser auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Seu lema era “Caritas fraternitatis maneat” (a caridade fraterna permaneça)

Em 1964 foi nomeado bispo de Bauru. Participou ativamente do Concilio Vaticano II.

Em abril de 1968, foi nomeado Arcebispo de Botucatu onde teve que enfrentar a resistência dos padres a sua nomeação.

Mesmo com a saída de muitos padres da Arquidiocese, Dom Vicente tomou posse um ano depois e ficou na Arquidiocese como Arcebispo titular até 1989, quando renunciou por motivo de idade.

Dom Vicente deu grande incentivo ao TLC e Cursilho na Arquidiocese. Criou várias paróquias.

Nunca abandonou os estudos aos quais se dedicou até o fim de sua vida.

Esta sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Botucatu.

Hoje, às 19h30, na Capela da Vila dos Meninos em Botucatu haverá uma missa em sufragio de sua alma.