Memória Memória

Sem categoria › 19/06/2017

19 DE JUNHO – CINCO ANOS DA MORTE DE DOM ALOYSIO

No dia 19 de junho de 2012, a Arquidiocese de Botucatu recebia a notícia do falecimento de Dom Aloysio José Leal Penna, 7º bispo e 4º arcebispo de Botucatu.

Ele estava internado no Hospital Madre Teresa em Belo Horizonte em coma induzido e com ajuda de aparelhos.

O corpo foi trazido para Botucatu e foram celebradas missas em sufrágio de sua alma de duas em duas horas até que no dia 21, às 10h, foi celebrada a missa exequial na Catedral Metropolitana.

Histórico

Dom Aloysio, nasceu em Piquete – SP, no dia 7 de fevereiro de 1933. Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e eleito bispo de Paulo Afonso – BA em 21 de dezembro de 1984. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de julho de 1984. Se tornou bispo coadjutor de Bauru em 10 de abril de 1988, e bispo diocesano de Bauru em 4 de setembro de 1990.

Foi nomeado arcebispo de Botucatu em 7 de junho de 2000, tomando posse da Arquidiocese em 27 de agosto do mesmo ano. Foi o responsável pela Pastoral da Criança e Pastoral do Idoso em nível nacional, coordenador pastoral da Província de Botucatu.

Dom Aloysio, foi também membro da Comissão Episcopal Representativa da Regional Sul I da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Implantou na Arquidiocese o Projeto Paróquia Missionária – PROPAMI. Setorizou todas as paróquias da Arquidiocese e realizou o Censo em todo o território.

Renunciou ao governo da Arquidiocese em 19 de novembro de 2008. Faleceu em 19 de junho de 2012 e seu corpo está sepultado no Cemitério São João Batista, Botafogo – RJ.