Arquidiocese de Botucatu

Liturgia Diária

7º Encontro de Acólitos e Coroinhas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Nos dias 19, 20 e 21 de Julho aconteceu na cidade de Conchas SP, no Seminário Salvatoriano o 7° encontro de acólitos e coroinhas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima da cidade de Botucatu, coordenada pelo casal coordenador paroquial e  Arquidiocesano Mauro e Nilceia.

Estiveram presentes neste encontro  47 jovens  acólitos, das paróquias sendo da  Santa Cruz de Areiópolis (06) acólitos, Sagrado Coração de Jesus (01) acólito, Sagrada Família (01 Jovem) e Santo Antonio de Maristela (10 acólitos).

O inicio se deu com a saída da cidade de Botucatu por volta das 18:45hs, com destino a Conchas. Na chegada foi feito a oração inicial seguido de um delicioso jantar. Logo após foi realizado a apresentação das paroquias e em seguida uma festa Julina para animar a todos os acólitos. No dia seguinte foi apresentado o tema “Onde estaria eu se não fosse o teu amor”, palestra realizada por Fábio Gobbo, onde convidou todos a refletir sobre sobre a sua vida de acólito diante do Altar e da comunidade,  o Pároco Cônego Joinville (Botucatu) esteve presente prestigiando o evento, onde agradecemos todo apoio e confiança em todo o trabalho realizado pela coordenação Paroquial.

Logo em seguida realizado uma dinâmica, às 11:00hs Padre Nelson Vigário da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima falou à todos o tema “Porque decidi ser acólito”, ressaltou á importância a obediência, respeito, humildade e comprometimento com Jesus Cristo e com toda comunidade, ser uma pessoa que busca  se colocar no lugar da outra ser um amigo presente seja na alegria ou na dor, respeitar as diretrizes colocadas, ser um pessoa sempre disposta a ajudar. No período da tarde foi realizado a tão esperada gincana entre todos os acólitos, nas brincadeiras procuramos passar a todos o quanto é importante o trabalho em equipe todos juntos se unindo para alcançar um bem comum seguido de um delicioso lanche.

Seminarista Allan falou sobre o “Senti o teu chamado”, onde retratou toda a vida de um acólito, onde por diversas vezes nos encontrarmos com muitas dúvidas e desilusões na sua caminhada, falou muito da importância da oração, da obediência e acima de tudo o amor ao próximo. Realizado em seguida uma dinâmica.

Outra palestra abordada foi  sobre a “Família”, feita pelo Gamito, onde retratou a vida na família o respeito para com os pais, a obediência estar sempre ao lado de seus pais pois não somos eternos, buscar sempre estar presentes ao lado para apoiar e valorizar tudo que fazem por eles.

Em seguida foi feito uma música onde todos agradeceram aos seus pais por todo amor e carinho que tem por eles. Após esta apresentação foi servido um delicioso churrasco. Finalizando a noite a coordenadora Nilceia fez um momento de reflexão onde cada um pode falar de sua vida, em comunidade, familiar e social, foram momentos muito agradável partilhado por todos, logo em seguida feito a Adoração na capela e recolhimento.

No domingo (21/07) último dia do retiro todos participaram de momentos de animação juntamente com o grupo Peregrinos do Samba que mais um ano esteve animando o evento onde a coordenação agradeça por toda a dedicação e apoio,

Dando continuidade ao retiro tivemos a palestra “Carater “ com o palestrante o Sr. Renato Augusto “Diretor do Colégio Casimiro Montenegro Filho” ( Colégio Embraer de Botucatu ), foi uma palestra onde todos puderam refletir os seus atos e repensar em tudo que fez até hoje. Em seguida servido o almoço e as 13:00hs todos foram participar e prestigiar o Primeiro Encontro Regional de Acólitos e Coroinhas da RP3 de Laranjal Paulista realizado na cidade de Conchas no Santuário Bom Jesus.

O encontro iniciou às 13hs com oração feita pelo Seminarista Gustavo onde levou todos a refletir o momento de hoje em nossas vidas, qual o verdadeiro sentido de servir ao Altar, em seguida foi realizada pelo Ministério de música Marcelo e Kelly uma animação onde todos inclusive os Pais interagiram momentos de muita alegria entre todos.

A vice coordenadora Elaine apresentou o Diácono Maciel que falou as todos “Minha Missão como Coroinha e Acólito”  levando-nos a refletir o quanto e maravilhoso servir a Jesus, passou a todos também das responsabilidades não só no altar mas também na comunidade em que participam.

Após a palestra do Diácono Maciel foi servido no salão paroquial um lanche para todos os presentes. Em seguida foi apresentado a todos os coordenadores paroquiais, regionais e a coordenação Arquidiocesana  Mauro e Nilceia, os coordenadores Arquidiocesanos  agradeceram a dedicação, empenho e foco nas atividades realizadas com muito carinho para com todos os acólitos e coroinhas, agradeceram também o apoio dos Padres Pe. Silvio da Silva (Conchas), Pe. Edson Bovo, Pe. Athila (Laranjal Paulista) Pe. José Nunes (Maristela) e  e Diácono Maciel pelo apoio para que o encontro fosse realizado ressaltou a importância do apoio do clero para que tenhamos mais jovens dedicados a servir o Altar e a Jesus.
Logo em seguida foi a vez do palestrante Fábio Gobbo falar sobre; “Leigos jovens, diferença e dificuldades”, com palavras simples e diretas levou a todos os coroinhas e acólitos a refletir sobre suas diferenças e dificuldades tanto na igreja quanto na comunidade pois todos ao assumir o compromisso de servir ao altar se tornar uma referencia para todos aqueles que estão em buscar de seguir os mesmos caminho.

Em seguida foi realizado a Santa Missa de encerramento do 1º encontro Regional presidida pelo Pe. Silvio juntamente com o Diácono Maciel, onde agradecemos imensamente pelo apoio dado a coordenação Regional e a coordenação Arquidiocesana.

Nós da coordenação Arquidiocesana e Paroquial da Paróquia  Nossa Senhora do Rosário de Fátima, agradecemos a todos os Padres da Rp1 que apoiaram o nosso 7º Encontro ao Cônego Joinville, Pe. Nelson, Pe. Alberico Paroquia Santa Cruz de Areiopolis, Pe. Hergesse Paroquia Sagrado coração de Jesus e Pe. Jose Nunes Paroquia Santo Antonio de Maristela muito obrigado pela confiança em nosso trabalho e convidamos a todos para participarem no dia 22 de Setembro na cidade de Avaré /SP na Paróquia Nossa Senhora de Fátima onde será realizado o 2º Encontro Arquidiocesano de Acólitos e Coroinhas, maiores informações com os coordenadores Paroquiais e Regionais.

Mauro e Nilceia

Coordenadores Arquidiocesano Acólitos e Coroinhas

Veja todas as fotos do encontro clicando aqui :https://www.facebook.com/arquidiocesedebotucatu/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]