Aconteceu segunda reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral

Botucatu, 04 de maio de 2023

Irmãos e Irmãs

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, dia 04 de maio de 2023, sob a presidência de Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, a segunda reunião do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral – CAMP – deste ano, com os seguintes assuntos:

• RELATÓRIOS. Os Padres Coordenadores das RPs apresentaram um breve relatório das atividades pastorais nas respectivas Regiões Pastorais.

• ENCONTRO DA FAMÍLIA ARQUIDIOCESANA. Será realizado no dia 15 de novembro de 2023, uma 4ª Feira, no Auditório do Colégio La Salle, em Botucatu, das 8h às 17h, com a presença dos membros dos CMPPs, dos CAPs, dos Coordenadores Paroquiais, Regionais e Arquidiocesanos das Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais presentes na Arquidiocese e também dos Coordenadores das Equipes Regionais e Paroquiais de Formação do Projeto Arquidiocesano de Formação – PAF.

Esse Encontro será organizado pelo CAMP, com a ajuda de diversas Equipes de Apoio, e terá como tema central o Ministério da Coordenação, numa Igreja Samaritana, que procura pelos afastados, encerrando desse modo, o Triênio 2021-2023 do PAF.

• PASTORAL DO DÍZIMO. O CAMP apresenta como sugestão para o trabalho da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese, o Documento 106, da CNBB : o Dízimo na Comunidade de Fé: Orientações e Propostas. O estudo desse documento será o tema central do Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo que acontece no dia 27 de maio, um sábado, das 9h às 12h, na Paróquia SCJ, sob a orientação do Assessor Arquidiocesano, João Elias Pereira, e com a presença do Tesoureiro e de mais 2 membros da Pastoral do Dízimo de cada Paróquia da Arquidiocese.
  • TERÇO DOS HOMENS. Constata-se com grande satisfação o aumento do número de grupos de Terço dos Homens nas Paróquias da  Arquidiocese de Botucatu. Como o objetivo de ajudar na organização e no crescimento desse importante Movimento Mariano, o CAMP indica aos participantes desse Movimento na Arquidiocese o modelo usado pelos Grupos do Terço dos Homens que estão filiados ao Terçodoshomens@santuárionacional.com, de Aparecida, SP.

No dia 25 de junho de 2023, será realizado o Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens, na Paróquia SCJ, em Botucatu, das 14h às 17h, sob a coordenação do Assessor Arquidiocesano desse Movimento, o Pe. Márcio Luiz Cândido, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Anhembi, SP.

• ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA 2024. O CAMP apresentou ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, as primeiras sugestões em vista da preparação da Assembleia Arquidiocesana 2024.

Entre outras: solicitar a opinião dos Padres na próxima reunião da RP, sobre o modo da realização dessa  Assembleia Arquidiocesana, quanto ao conteúdo, método e dinâmica.

Na reunião do CAMP, no dia 03/08, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral apresenta o primeiro esboço desse projeto; em seguida, esse material será apresentado outra vez aos Padres e aos Coordenadores Paroquiais, Regionais e  Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos.

No dia 07/11,  o CAMP, avalia e aprova o anteprojeto que será apresentado para avaliação, estudo  e aprovação do  Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral Ampliado – CAMPA.

• SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS. Dom Maurício Grotto de Camargo, falou da programação que o Grupo responsável na Arquidiocese pelo Ecumenismo e Diálogo Inter- Religioso – Os Focolarinos – preparou para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, neste ano, para a cidade de Botucatu.

Ao mesmo tempo, manifestou o desejo que para o próximo ano, todas as Paróquias pudessem realizar a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, na semana que antecede a Solenidade de Pentecostes. E quem sabe, com a ajuda dos Padres Coordenadores das RPs, pelo menos, nas cidades maiores, fossem constituídas as Equipes Ecumênicas para as diversas celebrações desse período.

• PASTORAIS SOCIAIS. O Pe. José Francisco Antunes, Pároco da Paróquia São Pio X, em Botucatu, e Vigário Geral, está assumindo a função de Assessor Arquidiocesano das Pastorais Sociais, com encontros já agendados com todos os membros dessas Pastorais, para o estudo sobre a destinação dos recursos da Campanha da Fraternidade deste ano: 20/05 – Conchas; 27/05 – Lençóis Paulista; 17/06 – NS das Dores, em Avaré; 24/06 – São Pio X, em Botucatu. Sempre a partir das 09h.
  • APOSTOLADO DA ORAÇÃO. O Pe. Athila José Tintino, Pároco da Paróquia São João Batista, de Laranjal Pta, e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Pereiras, foi nomeado pelo Arcebispo para a função de Assessor Arquidiocesano do Apostolado da Oração.

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral