Arquidiocese apresenta texto provisório do “Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramento”. Versão digital está disponível
Botucatu, 11 de março de 2016 – 6ª feira da 4ª Semana da Quaresma
Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais da Arquidiocese de Botucatu
Saúde e Paz!
Com a autorização de Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, estamos enviando, em anexo, a todos os Agentes de Pastoral e fiéis da Arquidiocese, o Texto Provisório do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos.
– O texto está dividido em 3 partes: A fundamentação Teológica, as Determinações Canônicas e as Orientações Pastorais.
– As duas primeiras partes foram colocadas, para que leitor tenha à sua disposição, de imediato, as orientações consideradas necessárias, como a fundamentação teológica e os cânones referenciais para os 7 Sacramentos.
– No estudo que será realizado, nessa etapa do processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos, ou seja, de março até o final de junho de 2016, a nossa atenção vai se concentrar, sobretudo na 3ª Parte: as Orientações Pastorais.
– Os Párocos, os Padres Coordenadores das RPs, os Coordenadores Arquidiocesanos, os Presidentes de Comissões Pastorais, os Padres e Diáconos Assessores das Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos eclesiais, todos, cada um a partir da sua função, são os responsáveis pela dinâmica do estudo do Texto Provisório, para que o mesmo seja conhecido, avaliado, corrigido, emendado e, com o seu processo de elaboração concluído, atingindo, quem sabe, o maior consenso pastoral possível.
– As contribuições pessoais ou de grupos poderão ser recolhidas pelos responsáveis, acima citados, ou enviadas diretamente ao e.mail: jhergesse@gmail.com
– O Texto Provisório recolhe as contribuições das Assembleias Paroquiais e Regionais de 2015, as experiências de outras (Arqui)dioceses e as orientações do Arcebispo Metropolitano.
– Todos se sintam muito à vontade nas suas avaliações e sugestões. O que realmente interessa é o bem da Arquidiocese inteira, de todos os fiéis! Como o Arcebispo tem insistido, a Arquidiocese está em processo; e o processo, em si, é formativo, educa, orienta, amadurece,, desperta novas energias, cria solidariedade e nos conduz à Santidade, que na visão de São João Paulo II, é o objetivo primeiro de todas as nossas atividades pastorais.
Rezemos pelo Arcebispo para que Deus o mantenha firme na Fé, inquebrantável na Esperança e solícito na Caridade. Rezemos também uns pelos outros!
Sempre agradecido!
Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!
Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral