Arquidiocese de Botucatu celebra a ordenação diaconal de Marco Raphael

Na última quarta-feira, 21 de abril, a Arquidiocese de Botucatu celebrou a ordenação diaconal do seminarista Marco Antônio Raphael. A Celebração aconteceu na Catedral Sant’Ana, na cidade de Botucatu – SP e, por conta da pandemia, contou com um número restrito de participantes.

A Celebração de Ordenação Diaconal foi presidida pelo Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo e concelebrada por outros presbíteros da Arquidiocese. A Pastoral da Comunicação Arquidiocesana transmitiu, através das redes sociais, este momento marcante para a Igreja Particular de Botucatu.

Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada de muita emoção. Marco Raphael esteve acompanhado de seus pais José Antônio Raphael e Tereza Toledo Rapahel que, estavam emocionados.

O então seminarista foi chamado à frente da comunidade e apresentado ao Arcebispo pelo Cônego Alberto Campezato. Após a homilia, Marco Raphael manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha. Na sequência, por meio da Oração Consecratória e da imposição das mãos do Arcebispo se tornou diácono, o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Ainda como parte do ritual, o neo-diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos, e foi acolhido pelo clero como novo diácono arquidiocesano.

No final da Celebração, muito emocionado, o neo-diácono agradeceu a todos que o acolheram nos oito anos de sua formação, às paróquias, às pastorais, ao clero e principalmente aos amigos e familiares que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional. Marco Raphael falou de sua gratidão a Deus, ao Arcebispo Dom Maurício à quem disse esperar corresponder à confiança depositada e aos padres que fizeram e fazem parte da formação.

Enquanto aguarda a Ordenação Presbiteral, o neo-diácono exercerá seu ministério diaconal na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, em Pratânia – SP, que o acolheu no início deste ano para seu estágio pastoral.

Biografia

Marco Raphael tem 31 anos e é natural de Aparecida de São Manuel e sua paróquia de origem é o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Sua trajetória vocacional teve início com o ingresso na Etapa Propedêutica no Seminário Arquidiocesano São José em Botucatu, no ano de 2014.

De 2014 a 2017, realizou o estágio pastoral na Comunidade Catedral de Botucatu, residindo na Fraternidade Madre Teresa de Calcutá, casa paroquial da Catedral, onde auxiliou nos serviços da Câmara Eclesiástica e da PasCom Arquidiocesana. No mesmo período, cursou a licenciatura em Filosofia na Universidade do Sagrado Coração – USC, em Bauru.

No ano de 2018 ingressou na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, em Belo Horizonte – MG, cursando bacharelado em Teologia. Neste período realizou trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Ribeirão das Neves – MG e Paróquia São Paulo Apóstolo em Esmeraldas – MG (2019 a 2020).

Em janeiro deste, Marco Raphael iniciou a etapa da síntese vocacional na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, em Pratânia – SP, Comunidade onde exercerá o ministério diaconal; assessorando também a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.

Fonte: PasCom Botucatu