Arquidiocese de Botucatu celebra a Ordenação Presbiteral de Carlos Vasconcelos

Na noite da última quarta-feira, 23 de novembro, a Arquidiocese de Botucatu celebrou a ordenação presbiteral do diácono Carlos Eduardo de Vasconcelos. A Celebração aconteceu na Catedral Basílica Menor de Sant’Ana, na cidade de Botucatu – SP.

A Solene Celebração Eucarística com o Rito de Ordenação Presbiteral foi presidida pelo Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo e foi concelebrada por outros presbíteros de nossa Arquidiocese, padres vindos da cidade de origem de Carlos  e, ainda, com a participação do Presidente da Fazenda Esperança, padre Luiz Menezes.

Com o Rito de Ordenação, que expressa a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a Celebração foi marcada de muita emoção. Carlos esteve acompanhado de sua mãe, Maria de Fátima, familiares e amigos.

O então diácono foi chamado à frente da comunidade e apresentado ao Arcebispo pelo Cônego Alberto Campezato. Após a homilia, Carlos manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do presbiterato. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha. Na sequência, por meio da Oração Consecratória e da imposição das mãos do Arcebispo se tornou presbítero, pelo Sacramento da Ordem. Ainda como parte do ritual, o neo-presbítero foi revestido de estola e a casula (vestes próprias do ministério), teve suas mãos ungidas com o óleo do Crisma, e foi acolhido pelo clero como novo presbítero arquidiocesano.

No final da Celebração, muito emocionado, o neo-presbítero agradeceu a todos que o acolheram durante sua formação, às paróquias, às pastorais, ao clero e principalmente aos amigos e familiares que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional. Padre Carlos falou de sua gratidão a Deus, ao Arcebispo Dom Maurício à quem disse esperar corresponder à confiança depositada e aos padres que fizeram e fazem parte da formação.

O neo-presbítero exercerá seu ministério na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Lençóis Paulista – SP e na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Borebi – SP, a partir do dia 02 de janeiro de 2023. Até lá, deverá auxiliar a Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, em Pratânia – SP.

Biografia
Carlos Vasconcelos tem 40 anos e é natural de São Paulo – SP. Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José no ano de 2015, tendo realizado estágio pastoral nas Paróquias: Santo Antônio de Rubião Júnior (2015-2016), São Joaquim em Igaraçu do Tietê – SP (2017-2018), Santíssimo Sacramento em Ribeirão das Neves – MG (2019-2020) e atualmente exercia seu ministério diaconal, na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina em Pratânia – SP. Cursou Filosofia na Faculdade João Paulo II em Marília – SP e Teologia na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte – MG.

fonte: PasCom Botucatu