Arquidiocese passa a contar com serviço específico para atendimento às pastorais
ARQUIDIOCESE DE SANT´ANA DE BOTUCATU
Prezados amigos e irmãos Cristãos Leigos e Leigas, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas de nossa querida Igreja Particular de Botucatu,
Paz e bem!
Com grande alegria e satisfação abrimos, neste mês de junho, o Centro Arquidiocesano de Pastoral propriamente dito. Agora, em local separado da Cúria, mas não sem vínculo com ela, no prédio do Antigo Seminário, passa a funcionar de forma regular e, acreditamos, mais eficaz no atendimento e serviço em favor das pastorais, movimentos, associações e organismos de nossa Arquidiocese. Trata-se de mais um importante passo com o objetivo de facilitar o processo de conversão pastoral, de promoção de uma “Igreja em saída” , toda ministerial, samaritana e, cada vez mais, comunidade de comunidades. Que Deus, o Pai de Jesus Cristo – Bom Pastor –, abençoe com muitos e bons frutos todos os trabalhos de nosso Centro de Pastoral e Maria Santíssima, Estrela da Evangelização, e sua Mãe e nossa padroeira Santana nos acompanhem hoje e sempre com sua proteção.
Botucatu, 04 de junho de 2018
+ Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano de Botucatu
Botucatu, 04 de junho de 2018 – Segunda-feira da 9ª do Tempo Comum
Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais da Arquidiocese de Botucatu.
Saúde e Paz!
Com a Apresentação oficial feita pelo Arcebispo, oferecemos, agora, algumas informações básicas em relação ao funcionamento do Centro Arquidiocesano de Pastoral:
- O Centro Arquidiocesano de Pastoral, enquanto espaço vinculado à Cúria Arquidiocesana e em comunhão plena e dependência direta do Arcebispo, exerce sua função sob a Coordenação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.
- Atribuições da Funcionária:
– Acolher bem e orientar da melhor maneira possível, pessoalmente, por telefone ou e-mail, facilitando a vida das pessoas que nos procuram, e dando atenção especial aos nossos irmãos e irmãs mais simples que buscam por orientação pastoral.
– Conhecer o conteúdo do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – DAPS, das Diretrizes Arquidiocesanas e Missão e Pastoral – DAMP, e das Atas ou Resumos das reuniões dos Conselhos Arquidiocesanos para fornecer as orientações necessárias.
– Manter-se informada, através da leitura das Atas e de outros meios disponíveis, a respeito da caminhada das Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais, para as necessárias informações quanto solicitadas.
– Elaborar o Calendário Arquidiocesano de Pastoral e o Guia Informativo.
– Alimentar e atualizar o Banco de Dados da Arquidiocese.
– Repassar informações da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.
– Organizar a aquisição de material em conjunto: Folhetos de Missa, Novena de Natal, Campanha da Fraternidade… Quando isso for possível, o pagamento será feito pela Conta Pastorais, com o material enviado diretamente no endereço da Paróquia solicitante e o reembolso através da Taxa mensal enviada pela Cúria Arquidiocesana.
-Agendar e controlar as chaves das Salas do Centro Arquidiocesano de Pastoral: CP I e CP II.
– Administrar a Conta Pastorais.
– Assessorar os Secretários (as) Paroquiais naquilo que se refere aos aspectos pastorais.
– Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª das 09h às 13h e das 14h às 18h. Aos sábados, das 08h às 12h.
– Nome da Secretária: Ana Lúcia Amaral Fontes
- Telefone: (14) 3354-7544
- Início da atividades: 11 de junho de 2018
———————————-
OBS: Além dessas funções, a Secretária do Centro Arquidiocesano de Pastoral continua sendo responsável:
– Pela emissão de Certidões de Batismo, Crisma e Matrimônio. A solicitação, pagamento e retirada, porém, serão realizados na Cúria Arquidiocesana;
– Pela função de Notária da Câmara Eclesiástica da RP1, cuja sede, a partir do próximo dia 11 de junho, será numa das Salas do Centro Arquidiocesano de Pastoral.
– Pelo agendamento dos Eventos da Casa Santo Inácio.
Rezemos pelo Arcebispo. Rezemos também uns pelos outros!
Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!
Sempre agradecido!
Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral