Resumo Resumo

Sem categoria › 21/10/2015

Assembleia – Sul 1 da CNBB – 2015

Botucatu, 20 de outubro de 2015

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

De 16 a 18 de outubro, sob a Presidência de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, SP, e Presidente do Regional,  com a presença dos Arcebispos e Bispos, entre os quais, alguns Eméritos,  Padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral, Fiéis Leigos Delegados pelas Dioceses, Representantes dos Pastorais, Movimentos e Associações e Organismos eclesiais vinculados ao Regional, num total de mais ou menos 200 participantes, realizou-se, em Itaicí, município de Indaiatuba, SP, a 37ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional – Sul 1 da CNBB.

Pela Arquidiocese de Botucatu, participamos: Dom Maurício Grotto de Camargo – Arcebispo Metropolitano, eu, Pe. José Hergesse, como Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, a Sra. Ângela Pinheiro Machado da Silva, da Paróquia São Manuel, SP, pela Dimensão Missionária, e a Ir. Dulce Maria de Almeida , Secretária do CAMPA.

O tema principal da Assembleia, apresentado pelo Bispo Emérito de Santo André, Dom Nelson Westrupp, e fundamentado nos documentos: DGAE 2015-2019, a Bula Misericordiae Vultus  e  a Carta Encíclica Lautato Si´, do Papa Francisco, foi “ Misericórdia e Missão”.

Os  16 Grupos constituídos trabalharam a partir de duas perguntas: 1- Como relacionar e integrar “ Misericórdia e Missão” em nossa ação evangelizadora e prática pastoral?2- Como trabalhar a “ conversão ecológica” e alimentar uma paixão pelo cuidado de nossa Casa Comum?

No final, diante das diversas propostas,, cada Igreja Particular identificou três iniciativas que gostaria de ver  aprofundadas, como  incentivo ao trabalho pastoral que  já vem realizando e expressão do compromisso com o tema tratado na Assembleia deste ano.

Em nome da Arquidiocese de Botucatu, escolhemos as seguintes iniciativas, que compartilhamos, agora,  na esperança que possam ser aceitas e acolhidas por todos:  1- Valorizar as Pastorais Sociais:, Moradores de rua, Idosos, Dependentes químicos, Criança, Carcerária, Sobriedade, Afrodescendentes, Migrantes, Refugiados, etc…    ; 2-     Celebrar o Ano da Misericórdia como continuidade do caminho da renovação conciliar;  3-   Promover um estilo de vida de sobriedade, como instrumento e  expressão do nosso compromisso com o cuidado da Casa Comum.

Rezemos pelo Arcebispo! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja!

Sempre agradecido!

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral