Congregação Irmãs de Santa Ana abrem Comunidade em Vitoriana

Atendendo ao pedido do Papa Francisco de ser uma Igreja em saída, e com o desejo de ser fiel ao carisma e ao objetivo pelo qual foram fundadas, após um longo diálogo com o Arcebispo Dom Maurício e visitas à Arquidiocese, decidiu-se que as Irmãs de Santa Ana abririam uma comunidade no distrito de Vitoriana, na Paróquia Sagrada Família.  No dia 12 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade, as Irmãs: Dalva Lúcia, Maria Cilene e Francine, chegaram a Botucatu. Até que se concluísse a residência das Irmãs, foram acolhidas e hospedadas por dois meses na Casa Geral das Irmãs Servas do Senhor, criando laços de comunhão fraterna e vivendo uma bonita experiência de intercongregacionalidade.

Confiantes na Providência Divina, foram acolhidas pelo pároco padre Ricardo Vieira e apresentadas ao povo no dia 16 de junho, Solenidade de Corpus Christi. Em colaboração e comunhão com padre Ricardo se dedicam ao trabalho de Evangelização, promoção da vida, da dignidade humana e fraternidade cristã, preferencialmente no distrito de Vitoriana onde agora residem, nas comunidades ribeirinhas e vila dos pescadores.

Conheça a Congregação das Irmãs de Santa Ana

Nascemos da mente e do coração de um casal de leigos do século XVIII-XIX, Carlos Tancredi Falletti de Barolo e Júlia Colbert Falletti de Barolo. Ele, italiano e ela francesa, pertencentes à nobreza. Os dois se identificaram pelo ideal que possuíam:  disposição à justiça, nobreza de sentimentos, atenção às exigências dos tempos e forte tendência para promover e realizar o bem.

Carlos Tancredi e Júlia, iluminados pelo Espírito, no dia 10 de dezembro de 1834, fundaram em Turim, Itália, a nossa Família Religiosa e desejaram que as Irmãs, fossem “Instrumento da Divina Providência” e glorificassem a Deus no serviço educativo aos pequenos e pobres. Dentre outras virtudes a Irmã de Santa Ana é chamada a testemunhar na missão: a misericórdia, a simplicidade, a alegria, a acolhida e a esperança!

“A Congregação vive sob as asas da Providência Divina, centro de sua identidade; é confiada à proteção de Santa Ana, modelo de mãe e educadora (Const. Art. 11).

A nossa espiritualidade é centrada sobre o mistério da Trindade, que é mistério de Amor para a salvação da humanidade: “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Único, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo. 3,16).

Convictas de que fomos fundadas na Igreja e para a Igreja, nossa Congregação, respondendo aos apelos do Evangelho e aos sinais dos tempos, no ano de 1976, após um longo discernimento e o convite de Dom Geraldo Fernandes, arcebispo de Londrina, deixam a Itália e se estabelecem nesta diocese, precisamente na cidade de Tamarana – Pr., além dessas, exercem hoje, sua missão nas comunidades de Curitiba (PR), Barretos (SP) e Vitoriana (Botucatu/SP).

fonte: PasCom Botucatu