Reunião Reunião

Sem categoria › 25/08/2017

Decisões do Conselho de Presbíteros e Colégio dos Consultores

Botucatu, 25 de agosto de 2017. Sexta Feira da Vigésima Semana do Tempo Comum

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais da Arquidiocese de Botucatu.
Saúde e Paz!
REUNIÃO DO COLÉGIO DE CONSULTORES – CÚRIA ARQUIDIOCESANA – 24/082017

1- O Côn. Emerson Rogério Anizi, Ecônomo da Arquidiocese, apresentou o projeto elaborado pelo Conselho Arquidiocesano de Administração, em vista do aproveitamento dos terrenos localizados atrás do Seminário e na divisa com as Irmãs Marcelinas (15.890 m ) de propriedade da Mitra Arquidiocesana de Botucatu, para a construção de condomínios habitacionais e comerciais. Foram realizados orçamentos com 5 Empresas. Após a avaliação dos orçamentos, decidiu-se por aquele que melhor responde aos interesses e perspectivas da Arquidiocese, seja pelo valor e condições apresentadas, como também pela inclusão no projeto da construção da Residência Episcopal. O Colégio de Consultores, todavia, decidiu alienar ou negociar por enquanto apenas o terreno na divisa com as Irmãs Marcelinas.

2- O Pe. James Mwaura Mbugua, IMC, Pároco da Paróquia São Manuel, em São Manuel, SP, apresentou esclarecimentos a respeito do ocorrido com a construção de um banheiro, na Capela São Benedito, durante sua ausência da Paróquia, quando esteve participando do Capítulo Geral de sua Congregação Religiosa, em Roma, no primeiro semestre deste ano. Embora tenha sido por ele solicitado, os responsáveis pela execução da obra não apresentaram o projeto para a avaliação do Colégio de Consultores, como estabelecem as Orientações contidas no Manual de Normas e Procedimentos Jurídico-Administrativos, da Arquidiocese de Botucatu, SP.

3- O Côn Emerson Rogério Anizi comunicou que a Paróquia Catedral está realizando a pintura interna e a limpeza da cúpula da sua igreja Matriz, a Catedral.

4- Apresentou também o pedido feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – para a realização de uma Coleta em vista da reforma da sede da Entidade, em Brasília. Ficou acertado que na Arquidiocese de Botucatu, a Coleta será realizada no penúltimo final de semana de janeiro de 2018, dias 20 e 21/01.

4- O Pe. Adauto José Martins, Representante dos Presbíteros continua acompanhando o Pe. Edvaldo Magoga, afastado do Ministério Presbiteral, seja na questão da ajuda financeira que a Arquidiocese lhe oferece, como também nas decisões que ele está tomando em relação ao seu futuro.
5- Foi aprovada a inclusão dos Seminaristas da Arquidiocese no plano de saúde da Unimed, a partir do início do Curso de Filosofia.

6- 6- O Pe. Adauto José Martins, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em São Manuel, SP, comunicou sobre os acertos realizados entre a Arquidiocese de Botucatu e a Prefeitura Municipal de São Manuel, para a construção de um Salão Paroquial, num terreno, desde há muitos anos, de uso da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, mas sem registro oficial. De ambas as partes, existe o compromisso de solucionar, o quanto antes, essa questão com o lavramento da Escritura registrada em nome da Mitra Arquidiocesana de Botucatu, SP.

7- O Pe. Edélcio Augusto Soares informou a respeito de uma adequação realizada num dos Salões da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Avaré, SP, com o objetivo de aumentar o espaço de atendimento aos Catequizandos em geral; informou também sobre a troca do piso da igreja Matriz, num total de 500 m, dos quais a Paróquia já recebeu 400 m em doação.

8- O Côn. Emerson Rogério Anizi, Ecônomo Arquidiocesano, ficou responsável em responder em nome da Arquidiocese ao Provincial dos Beneditinos Camaldulenses da Província religiosa que engloba os países africanos da Tanzânia, Ruanda, República do Congo e Burundi, a respeito da impossibilidade da Arquidiocese em atender a solicitação do envio de Intenções de Missa para os seus Padres.

9- Diante das dificuldades existentes, tendo ouvido o parecer favorável do Colégio de Consultores, o Arcebispo achou por bem determinar o fechamento da Escola de Teologia Santana. Mons. Carlos José de Oliveira, Vigário Geral, ficou incumbido de preparar a carta que será enviada aos alunos, com os devidos esclarecimentos.

Pe. José Hergesse – Secretário do Colégio de Consultores
———————————————–
REUNIÃO DO CONSELHO ARQUIDIOCESANO DE PRESBÍTEROS – CAPRE – CÚRIA ARQUIDIOCESANA 24/08/2017
– O Pe Adauto José Martins, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Consolata, em São Manuel, SP, e Representante dos Presbíteros, foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de Aparecida de São Manuel, SP, tendo como Vigário Paroquial, o Pe Max da Silva Otaviano.

– Pe Edelcio Augusto Soares, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Avaré, deixa, a partir do final do mês de setembro de 2017, o exercício da função de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Boa Morte, em Arandú, SP.
Pe. Adauto José Martins – Secretário do Conselho Arquidiocesano de Presbíteros